Confira as principais dicas para manter a resiliência mental durante o ENEM

90

Especialista em psicologia da Pitágoras Uberlândia comenta sobre as atitudes que fortalecem a mente durante o período de provas

Ingressar no ensino superior é uma das formas mais indicadas para quem pretende iniciar uma carreira e se preparar para o mercado de trabalho. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das portas de entrada para milhões de jovens terem acesso ao ensino superior. Mesmo com a rotina intensa de estudos para conquistar uma vaga na graduação, a proximidade das provas faz com que muitos candidatos se sintam ansiosos e com medo de não conseguirem vencer a maratona.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram confirmadas quase 6 milhões de inscrições para o Enem 2020. Para o Rongno Rodrigues, Coordenador do Curso de Psicologia da faculdade Pitágoras Uberlândia, os vestibulandos devem preparar uma rotina saudável para usarem toda a capacidade mental. Confira as principais dicas do especialista para manter a mente e corpo alinhados e conquistar o resultado desejado no exame.

Sono regulado

“As pessoas devem ter um preparo de sustentação mínimo para manter organismo funcionando corretamente. Uma boa noite de sono ajuda na concentração e estabilidade do humor, além de ser um período em que seu cérebro produz e organiza os neurotransmissores, mecanismo essencial para que a mente possa armazenar informações aprendidas durante o dia.”, explica Rogno.

Não existe um tempo ideal de horas de sono por dia. É orientado que os adolescentes de 14 a 17 anos devem dormir de 8 a 9 horas por noite para manter a saúde em dia. Para adultos de 18 a 64 anos: de 7 a 9 horas. “É interessante que cada pessoa tenha uma reflexão de como está a qualidade de seu sono, checando os níveis de cansaço durante o dia”, ressalta.

Exercícios Físicos para ajudar concentração

O doutor explica que manter uma boa oxigenação no corpo e no cérebro por meio de exercícios físicos ajudam a melhorar a disposição do aluno durante a prova. “Quanto melhor o condicionamento físico, mais favorável é a resposta ao estresse do cotidiano”, diz. Dessa forma, a atividade física regular está entre as diversas estratégias utilizadas para atenuar os níveis de estresse.

Não existe um exercício ideal que aumentará os níveis de concentração. O indicado é encontrar a atividade que mais satisfaz.

Alimentação saudável: o intestino é o nosso “cérebro emocional”

“Boa alimentação antes da prova é essencial para manter o nosso organismo funcionando bem. O participante deve se atentar aos níveis de açúcar e carboidratos consumidos, pois são elementos que, se consumidos em alta escala, podem fazer você se sentir mais cansado e com sono”. O professor explica que ansiedade e letargia podem estar associadas ao que se ingere durante as refeições.

Rogno recomenda se hidratar com bastante água e sucos naturais, além de frutas frescas para regular o organismo. “Um intestino desregulado é sinal de mau humor e desânimo. Essa parte do corpo funciona como um termômetro para o cérebro”, explica. Durante a prova, leve barras de cereais e uma garrafa grande de água. “O ideal é que as pessoas mantenham uma rotina de alimentação saudável antes e durante a semana de provas,” conclui.

Relaxe e mantenha a mente leve

O professor relata que os últimos dias que antecedem a prova devem ser usadas para desestressar e manter o equilíbrio emocional em dia. “É necessário dedicar um tempo a si mesmo. Coloque seu hobby em dia, ouça sua música favorita, assista uma série com a família e procure práticas que unam o corpo e a mente, como meditação e yoga”, conclui.

Caso seja necessário reforçar algum estudo durante o intervalo entre as provas, procure fazer pausas relaxantes nos horários de aprendizado. Isso contribui para que sua mente consiga ter tempo útil para processar as informações recebidas.

Pensar positivo também pode ser considerado uma atividade. Por mais desafiador e cansativo que o Enem possa ser, é necessário que sua cabeça esteja apontada para o melhor que possa vir. “O positivismo ajuda a mente operar em um estado em que a endorfina – conhecida como o hormônio do prazer – comece a fluir livremente em sua cabeça, tornando-o mais feliz e otimista”, finaliza Rogno.

Sobre a Faculdade Pitágoras 

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.  

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos.  

Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.   

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.faculdadepitagoras.com.br e https://blog.pitagoras.com.br/category/noticias/  

 

 

Sobre a Kroton 

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em 1.221 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.673 polos de ensino a distância e mais de 817 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br 

 

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui