Coordenadores de escolas municipais têm palestra sobre inclusão

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A Secretaria de Educação de Manhuaçu dá prosseguimento a seus esforços de promover na rede municipal de ensino a inclusão de crianças com deficiência. Esteve novamente na sede da secretaria o consultor em inclusão e acessibilidade, Fernando Portes, que na ocasião falou aos coordenadores das escolas municipais. Segundo a secretária Gelvânia Câmara, a intenção é a de tornar a escola apta, em todos os aspectos, a receber esse aluno.

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Segundo a secretária de Educação, intenção é tornar a escola apta a receber alunos com deficiência

“O trabalho é contínuo, e a importância é que o coordenador é um multiplicador, e nós vemos a necessidade de que a escola aprenda a receber esse aluno e trabalhar com ele” – disse a secretária ao lembrar que, na semana passada, Fernando Portes falou aos pais de alunos com deficiência durante reunião na sede da secretaria. “E a partir de tudo que foi levantado nesse encontro, o Fernando, que tem mais de quinze anos de experiência nessa área, vai elaborar um projeto para que seja executado no município, a curto, médio e longo prazo, porque são vários processos” – revelou Gelvânia Câmara. “Nós entendemos que o aluno com necessidade especial deve ser tão bem recebido, ou até melhor, do que o aluno que não tem necessidade especial” – defendeu.

“Uma das questões tratadas foi tentar uniformizar o trabalho com as crianças deficientes” – explica o consultor em inclusão e acessibilidade, Fernando Portes. “Porque quando se pensa em deficiência ou em inclusão desse aluno, existem várias vertentes, várias resistências a esse processo. E o objetivo aqui foi desmistificar aquilo que é a inclusão desse aluno no âmbito escolar e propor ações do que pode ser feito” – continuou. Portes acredita no potencial multiplicador desses coordenadores em suas escolas de tudo o que foi proposto no sentido de desfazer qualquer tipo de resistência à inclusão de crianças deficientes. “Essa criança não pode estar à mercê dessa inserção, e uma vez que ele está incluso nessa realidade, ele precisa ter um atendimento específico, individualizado e com características especificas a serem abordadas. Demonstramos aqui o que pode ser feito, o que dá pra fazer” – enfatizou o consultou ao enaltecer a iniciativa da Secretaria de Educação. “A intenção não é resolver tudo, ou dar uma resposta para tudo, mas mostrar que existem alternativas. E iniciativas como essas por parte da secretaria visam uma possibilidade nova, visam acreditar que algo pode ser feito” – finalizou. 

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Após falar aos pais, Fernando Portes falou a coordenadores de escolas municipais

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

 

 

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