Educadores mineiros são classificados para a última etapa de programa de intercâmbio nos EUA

178

Ao todo, nove professores brasileiros foram selecionados e vão disputar uma das 75 vagas do Líderes Internacionais em Educação. Resultado será anunciado em agosto

Os professores de Língua Inglesa, Wirgínia de Moura Carvalho, da Escola Estadual Benedito Valadares, no município de São Gonçalo do Pará, e Daniel César Maiochi, da Escola Estadual David Campista, em Poços de Caldas, estão entre os nove finalistas da edição de 2014 do Programa Líderes Internacionais em Educação (Ilep). Eles foram selecionados por uma comissão composta por representantes da Embaixada dos Estados unidos e do Núcleo de Centros de Línguas do Distrito Federal após participarem da etapa de entrevista.

A prática em sala de aula, os recursos utilizados e a expectativa dos educadores foram alguns dos assuntos abordados durante a entrevista. “A expectativa é muito grande. Conforme vão passando as fases, percebemos o quanto isso tudo é grande”, afirma Daniel.

“Agora não depende mais da gente. Já fizemos todas as provas que tínhamos que fazer e, a partir daí, é tudo uma caixinha de surpresas. Então, a expectativa só aumenta. Temos que ficar confiantes que seremos escolhidos”, conta Wirgínia.

Todos os nove candidatos brasileiros, juntamente com representantes de dezenas de outros países, ainda vão passar pela última etapa, que vai selecionar 75 educadores para o programa nos Estados Unidos. O resultado final com os nomes dos professores selecionados para o intercâmbio será anunciado em agosto deste ano.

Programa Líderes Internacionais em Educação

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Conselho Nacional de Educação (Consed) e a Embaixada dos Estados Unidos. O Ilep tem por objetivo oferecer aperfeiçoamento para professores de inglês de diferentes  lugares do mundo. O plano do curso inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e, também, o uso de tecnologias em educação.

Os professores selecionados embarcam para os Estados Unidos em janeiro de 2014 e retornam em maio do mesmo ano. Nesse período, além das aulas nas universidades norte-americanas, os docentes farão um estágio nas escolas de ensino médio do país.

O programa ainda garante a cobertura das despesas do bolsista, como as passagens de ida e volta dos Estados Unidos, hospedagem em dormitório universitário e seguro saúde, entre outros. Os participantes terão, também, assistência para o visto de intercâmbio.

 Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui