Em 2012, estudantes mineiros se destacaram em competições do conhecimento

175

Mineiros conquistaram maior número de medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

Minas Gerais foi o estado que conquistou o maior número de medalhas na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

Minas Gerais é sinônimo de sucesso nas olimpíadas que estimulam o conhecimento. Seja em Matemática ou em Língua Portuguesa, alunos da rede estadual de ensino são destaques no número de medalhas e de participação.

Desde que a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) teve início, em 2005, Minas Gerais já conquistou 4.894 medalhas na competição, dedicada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao ensino médio de instituições de ensino públicas do país. Só em 2012, o Estado conquistou, pela sexta vez, o maior número de medalhas na disputa. Ao todo, foram 1328 medalhas, sendo 152 ouros conquistados, 229 pratas e 947 bronzes.

Na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro 2012, os alunos mineiros também se destacaram dentre mais de 3 milhões de estudantes participantes de todo o país. Minas Gerais foi o Estado com o maior número de alunos premiados. Dos 20 estudantes brasileiros que tiveram seus textos selecionados, quatro eram mineiros. Poesia, Memórias Literárias e Crônica, foram os gêneros que renderam medalhas para o Estado.

Para a estudante do 9º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Anita Ramos, no município de Douradoquara, Roberta Oliveira Morim, a participação na competição estimula o desejo pela leitura. “Quando participamos de competições como esta, o interesse pela leitura aumenta e quando voltamos para a sala de aula, as coisas são diferentes”, conta. A estudante foi premiada na categoria Crônica.

Talento e competência de sobra

Para secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, os resultados alcançados refletem o talento dos alunos. “O talento e a competência dos nossos estudantes estão evidentes não apenas nas avaliações do sistema educacional, como o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), mas nas muitas competições do conhecimento nas quais eles têm obtido sucesso. Em 2012, o desempenho dos alunos mineiros nesse tipo de competição foi destaque nacional “, afirma Ana Lúcia.

A secretária também ressalta a participação dos mineiros em outras diferentes competições. “Os estudantes mineiros também obtiveram êxito em outras competições culturais e do conhecimento, conquistando inclusive sucesso internacional. Na Robótica, por exemplo, tivemos alunos participando de competições nos Estados Unidos e México. Isso é sinal de que o sucesso do sistema educacional mineiro é reflexo do talento, do esforço e da competência de todos os nossos estudantes”, explica.

Após participar da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em 2011, a equipe Café-com-Byte-Júnior, formada por alunos da Escola Estadual Afonso Pena Júnior, em São Tiago, participou de uma competição internacional de robótica, que foi realizada na Cidade do México. Todos os anos, os estudantes mineiros também marcam presença e conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), na Olimpíada Nacional em História do Brasil, entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui