Em escola do Sul de Minas, música clássica é um estímulo ao aprendizado

234

A Escola Estadual Professor Caio Albuquerque, no município de Nova Resende, no Sul de Minas, implementou, este ano, um projeto que tem entre seus objetivos apresentar para os estudantes o fantástico mundo da música clássica. O projeto “Criança Famosa” teve início com os alunos do projeto Educação em Tempo Integral, da Secretaria de Estado de Educação (SEE), e pretende estimular a paixão dos estudantes pela literatura e pela música.

Para a execução do projeto, a escola utiliza os livros da coleção “Criança Famosa”, que traz a história da infância de músicos consagrados, como Mozart, Bach e Vivaldi. A ideia é que os estudantes possam ler os livros durante visitas à biblioteca e ouvir diferentes canções. “A música clássica está presente em nossas vidas, seja em casamentos, em trilhas sonoras de filmes ou em apresentações esportivas, como na Ginástica Artística. Vamos mostrar para os estudantes que existem vários tipos de músicas, entre elas a música clássica. Queremos que eles tenham uma opção a mais”, ressalta a coordenadora do projeto, Eneida Evangelista Silva Pereira.

Na escola, o trabalho será desenvolvido de forma interdisciplinar. “O professor de Geografia, por exemplo, poderá estudar com os alunos o país onde determinado músico nasceu e procurar no atlas a localização daquele país. O professor de História também pode trabalhar acontecimentos históricos do período em que o músico viveu”, afirma Eneida.

Apesar de o projeto ainda estar na fase inicial, a estudante do 7º ano do ensino fundamental, Grazielli Favorito da Silva, já teve a oportunidade de conhecer diferentes canções. “Algumas músicas eu nunca tinha ouvido. Aprendi a gostar delas e acho muito legal”, destacou. Dentro do projeto, também serão realizadas apresentações musicais.

Estímulo às artes

A biblioteca da Escola Estadual Professor Caio Albuquerque conta com um espaço reservado para produções artísticas. “Eu percebi que os livros que falava de arte não eram muito acessados pelos estudantes. Então eu tomei a iniciativa de organizar um cantinho convidativo da arte. Nesse espaço nós temos pintura, artesanato, entre outros. Depois que criei o cantinho a procura pelas publicações sobre artes aumentou”, conclui Eneida.

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui