Escolas municipais iniciam ano letivo com atividades remotas

63

As escolas municipais de Manhuaçu iniciaram o ano letivo de 2021 ainda em modo remoto devido a pandemia da Covid-19. A Secretaria Municipal de Educação, desde o dia 03 de fevereiro está trabalhando para que os alunos não fiquem sem as atividades remotas, sendo distribuídas já na última quinta-feira (18) as atividades referentes ao mês de fevereiro.
O Secretário de Educação, Eduardo Portilho, destaca que neste primeiro momento ainda não é prudente um retorno presencial das aulas, devido a pandemia e que o importa agora é preservar a vida dos alunos, servidores, pais e responsáveis. “Toda a comunidade escolar já está preparada instruída nesse sentido, porque no ato da matrícula e na visita dos pais as escolas ouve essa orientação e hoje foi o primeiro dia e o primeiro dia de distribuição com trabalho, esse caminhar remoto nós estamos na expectativa de que ele termine logo, porque nós não estamos satisfeitos com esse tipo de aula que não seja presencial, mas em primeiro lugar nós estamos preservando a vida, a vida dos professores, dos funcionários da escola, dos alunos, dos pais e daqueles que moram na residência desses alunos, porque a contaminação vai em cadeia, então não seria louvável, não seria prudente que a Secretaria Municipal de Educação já iniciasse esse processo de aulas presencial, sem aguardar com mais segurança o momento exato”.
O município não funciona isolado do estado, segundo o Secretário, e por isso aguardará as orientações do governo de Minas, por meio da Superintendência Regional de Ensino, sobre este retorno. “Nós estamos poucos dias antecipados ao estado, visto que estado ainda se encontra de férias e como é de conhecimento público, tanto o município como o estado andam juntos ou próximos, nós de Manhuaçu não somos Sistema Municipal de Ensino, somos dependentes das orientações da Secretaria Estadual de Educação, ou seja, da Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu, então nós obedecemos, nós somos submetidos a sua observação, fiscalização, etc. É de interesse nosso e tanto deles provavelmente, que nós estejamos juntos nesse período de pandemia. Para nós aqui da Secretaria Municipal de Educação, não seria prudente voltar às aulas presenciais no status quo em que nos encontramos, ou seja, estamos esperando a volta das aulas no estado, as orientações do Governador para ver qual será o nosso caminho”.
Sobre as creches, Eduardo Portilho destaca que há problemas estruturais que impedem esse retorno neste momento, mas que a Secretaria está buscando soluções para resolvê-las. “Estamos com alguns problemas, sobretudo em creches recém-inauguradas, tivemos uma reunião hoje para discutir essa questão, mas parece que as firmas que executarão as obras estarão prontas a partir da próxima semana para efetuar as diligências nas creches e providenciar se preciso, tudo aquilo que for necessário para que ela tenha o habite-se, porque essas creches novas automaticamente vão receber mais crianças, nós vamos tentar chegar próximo a zerar essas filas que existem, que todo mundo sabe dessas filas”.

Atividades remotas
Os alunos das escolas municipais estão fazendo as atividades escolares em casa, como explica a diretora da Escola Municipal Camilo Nacif, Joana d’Arc. “O professor planeja as atividades, monta uma apostila, o pai vem na escola, que é o que está acontecendo hoje (18), o pai vindo a escola para buscar as atividades do seu filho, aí dia 1º (de março) ele vai trazer essas atividades prontas para nós e vai levar as atividades do mês de março, para os 24 dias letivos do mês”.
A diretora ainda destaca que mesmo estando nesse modelo de aulas, o resultado está sendo positivo. “Eu vi que está sendo muito bem aceito esse trabalho com as atividades remotas, porque o pai tem cumprido seu papel buscando as atividades, orientando e trazendo de volta para o professor corrigir. Mesmo que não volte tão cedo as aulas presenciais, nós temos tido um bom resultado e vamos ter um bom resultado com esse período de atividades remotas, porque temos tido compromisso da escola e da família”.

Secom Prefeitura de Manhuaçu

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui