Força tarefa mobiliza Manhuaçu

171

Na ultima segunda feira,10, a Força Tarefa de Combate à Dengue da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) encerrou suas atividades contra a dengue que já vinha acontecendo em outras  cidades do estado e finalizando os trabalhos de 2012 aqui na cidade polo de Manhuaçu. A equipe da Força Tarefa, formada por 44 agentes de endemias, 02 motoristas e 02 (duas) mobilizadoras sociais, movimentou a cidade em diversas ações de mobilização de bloqueio à transmissão do mosquito Aedes aegypt. A estratégia faz parte do programa Estadual de Controle Permanente da Dengue do Governo de Minas Gerais.

Com o objetivo de acabar com a febre da doença na região foram realizadas reuniões institucionais, intersetoriais e de avaliação, visitas às instituições parceiras, blitz educativas e panfletagem nas igrejas. Uma outra coisa inusitada foi o desfile do Dengue Móvel e Dengômetro, que realizou a troca de material inservível (pneus, garrafas PET, vasilhas plásticas e latas) por material escolar (lápis, borracha e caderno). Ao todo foram trocados 26.000 lápis, 560 cadernos, 27.000 borrachas, 200 cartazes, 9.000 volantes, 1.700 Edigita, 1.000 adesivos e 1.056 livrinhos “Deu a louca no mundo da fantasia”.

Uma surpresa muito grande foi o comparecimento de um pequeno menino chamado Artur Rodrigues da  Silva, de apenas 4 anos de idade, junto com seu pai, os dois juntos levaram 25 pneus velhos para realizar a troca por materiais escolares. Consciente da ação de combate a dengue, ele sabe que “precisamos acabar com a dengue”, disse.

Os gêmeos, Ederson e Jéssica,13 anos, levaram latinhas e garrafas pet para trocar por lápis e caneta. “A dengue mata e nós podemos ajudar a combatê-la”, disseram.

“Intervenções como esta são importantes para manter o controle da doença e, também, para conscientizar a população em relação ao papel que ela exerce na luta contra a Dengue”, ressaltou a Diretora Regional de Saúde de Manhumirim, Dra. Soraia Carvalho.

Edição: Willy Sousa

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui