Fórum Mundial de Educação Profissional reúne 15 mil participantes em Brasília

282

Acontece em Brasília, até a próxima sexta-feira (27), o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT). O evento é uma oportunidade para estudantes, professores, pesquisadores, trabalhadores, governos, sindicatos, associações e sociedade civil organizada, dividir experiências, compartilhar conhecimento e levantar propostas para integrar a plataforma mundial da educação, além de colaborar para a promoção de melhorias das políticas públicas de educação.
O FMEPT faz parte das comemorações dos cem anos de criação das primeiras escolas federais de educação profissional e tecnológica.
Entre os conferencistas, brasileiros como Miguel Nicolelis, Leonardo Boff e Paul Singer. Também estarão presentes conferencistas estrangeiros: o educador francês Bernard Charlot, a caboverdiana Filomena de Fátima Martins, o espanhol Álvaro Marchesi e o italiano Alessio Surian. A lista de especialistas é extensa e reúne pesquisadores de 16 países.
A programação cultural, toda gratuita, traz 202 atividades como, por exemplo, oficina de culinária, feira do livro, sessões de cinema, feira gastronômica, mostra estudantil, aulas de dança afro com o coreógrafo da banda Olodum, Negrizu, entre outras.
As inscrições para o Fórum Mundial ainda podem ser feitas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, de 9h às 17h até a próxima quarta-feira (25).

Programação:
Conferências – Grandes nomes debatem em três dias os três temas do evento: Educação, Desenvolvimento e Inclusão.
Debates Temáticos – Especialistas de todo o mundo discutem subtemas do Fórum.
Atividades Autogestionadas – Realização de ações paralelas como seminários, debates, palestras e oficinas propostas pelas mais de 200 instituições integrantes do Comitê Organizador.
Atividades Culturais – Espaço para apresentação de artes cênicas, música, artes visuais, filmes, lançamento de livros, rodas de leitura e moda.
Feira Gastronômica – Oficinas gastronômicas e exposição de produtos fabricados nas escolas da rede federal de educação profissional.
Mostra de Inovação – Estudantes apresentam projetos com perfil inovador em tecnologia.
Caravana da Anistia – Paulo Freire – Julgamento especial do processo de anistia política do pedagogo e educador Paulo Freire.
Biblioteca – O Fórum receberá doação de livros para formação do acervo de educação profissional da Biblioteca Nacional de Brasília.
Pôsteres – Exposição de trabalhos científicos, relato de projetos ou estudos em andamento.
Feira Economia Solidária – Associações e cooperativas apresentam seus produtos.
Mais informações no endereço: http://sitefmept.mec.gov.br/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui