Fundação Clóvis Salgado abre temporada 2011 do projeto Quarta Erudita

222

BELO HORIZONTE (03/05/11) – A Fundação Clóvis Salgado (FCS) abre, nesta quarta-feira (4), a temporada 2011 do projeto Quarta Erudita. A primeira edição do ano será realizada às 19h30, na Sala Juvenal Dias, em Belo Horizonte, e os convidados são a violinista Radmila Bocev, o violoncelista Matthew Ryan e a pianista Patrícia Valadão.

Os ingressos custam R$ 8,00 com meia entrada conforme a lei. O programa de estreia do Quarta Erudita será composto por obras de Rachmaninoff, Schumann e Piazzolla.

Quarta Erudita

O projeto privilegia a música de câmara erudita lírica ou instrumental, contemplando variadas formações instrumentais e estilos diferentes. Em 2011, o Quarta Erudita terá sete edições, uma por mês até novembro e receberá diversos talentos nacionais da música erudita. A proposta desta edição é abrir espaço para grandes pianistas nacionais e para cantores de carreira em ascensão. Criado em 2002, o Quarta Erudita tem o objetivo de valorizar o artista e abrir espaço para o intérprete e para divulgação do canto lírico e da música instrumental.

Radmila Bocev – violino

Violinista da Sérvia, estudou violino com professores Dimitrije LJubisavljevic,em Belgrado, e Irina Jashvili (aluna do famoso violinista David Oistrah) em Novi Sad, Sérvia. Formou-se em mestrado, na Academia De Arte, Novi Sad, Sérvia. Durante os estudos participou de várias competições: Premias-Pan-Serbian Competition-2prize (1996), e foi premiada pelo Instituto Yamaha com uma bolsa dos estudos. Em 2001 apresentou-se como recitalista em várias salas da Sérvia. Atuou em máster class dos eminentes solistas professores como Marina Jashvili, Ilia Grubert, Erich Gruenberg, na Sérvia, Alemanha e Áustria. Foi membro da ópera Orchestra de National Theatro da Sérvia (2003-2005) e Voivodian Filarmonia (1998-2005), dentre outros. Atualmente faz parte da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais – desde 2008, e colabora com varius ansamblos de música câmera.

Matthew Ryan – violoncelo

Natural de South Bend, no estado de Indiana, EUA, Matthew Ryan-Kelzenberg começou a estudar violoncelo aos oito anos. Possui diploma conferido pela Universidade de Puget Sound, no estado de Washington, onde estudou com Cordelia Wikarski-Miedel e graduou-se em 1996 com magna-cum-laude. Possui mestrado e doutorado pela Universidade do Estado do Arizona. Matthew é musicista de câmera e recitalista, além de membro da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Colaborou com grandes nomes da música, como Gil Shaham e Nokuthula Ngwenyama. Foi membro da Orquestra Sinfônica de Tacoma, da Opera do Arizona, do Trio Energico e do Quarteto de Cordas Herberger.

Patricia Valadão – piano

Natural de Ipatinga, no Leste de Minas Gerais, professora da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), pianista e cravista, bacharel e mestre em performance musical pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde agosto de 2002. Deve sua formação pianística aos professores Faustino Amarante, Márcia Fagiolli, Berenice Menegale, Frederic Meinders e Miguel Rosseline com quem concluiu o curso superior e quem acompanha seus trabalhos. Tem se apresentado como solista, camerista e também com várias orquestras por importantes salas do Brasil e exterior. Como pianista preparadora, desenvolve um intenso trabalho em óperas e concertos com cantores e maestros nacionais e internacionais. É pianista dos concursos de canto: Bidu Sayão (desde 2000) e Luisa Todi (desde 2007).

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui