Governo de Minas Gerais homenageia escolas estaduais que se destacaram no Ideb

172

O governador Antonio Anastasia, acompanhado da secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, reúne, nesta sexta-feira (14), no Auditório JK, representantes de cerca de 150 escolas estaduais de todas as regiões do Estado, para celebrar o sucesso da Educação mineira, comprovado pelos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011.

Durante o evento: Minas é Educação – Eu faço parte dessa história!, estão sendo entregues  certificados “Destaque da Educação Mineira” para os estabelecimentos de ensino.

Para a homenagem, foram selecionadas escolas que se destacaram no Estado e também que foram destaques em cada uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino.

Cada escola homenageada é representada por sete pessoas (diretor da escola, supervisor, dois professores, dois alunos e um representante do colegiado escolar, representando os pais) e as escolas destaque nas SREs serão representadas apenas pelos seus diretores.

Sete escolas da rede estadual recebem, das mãos do governador, um certificado atestando que, devido aos resultados no Ideb e também pelas avaliações diagnóstico do Governo de Minas (Proeb e Proalfa), elas são “Destaque da Educação Mineira”.

São elas: EE Dom Helvécio (Ipatinga); EE Professor Modesto (Patos de Minas); Colégio Tiradentes PMMG (Passos); Colégio Tiradentes PMMG Minas Caixa (Belo Horizonte); EE Paschoal Comanducci (Belo Horizonte); EE Clertan Moreira do Vale (Tupaciguara) e EE Nélson Fernandes Friaça (Camacho).

As escolas Dom Helvécio, Professor Modesto, Doutor Luiz Pinto de Almeida (Santa Rita do Sapucaí), o Colégio Tiradentes (Passos) e a Escola Municipal Carmélia Dramis Malaguti (Itaú de Minas) também receberam, na última quarta-feira (12), a Medalha JK.

Para participar da cerimônia desta sexta-feira, foram escolhidas escolas de todas as regiões do Estado que atendiam aos seguintes critérios: melhor Ideb de cada uma das 47 SREs em todos os níveis avaliados e em cada nível avaliado; maior evolução entre o Ideb 2009 e o Ideb 2011 e evolução mais consistente, desde o início da aferição do Ideb de acordo com a metodologia atual, em 2007.

Medidas de fortalecimento da educação

Na ocasião, o governador também assina um despacho determinando à Secretaria de Educação que desenvolva ações para alavancar os resultados das escolas que estão em situação não recomendável no Ideb, Proeb e Proalfa, além de conclamar as escolas com bons resultados a compartilharem suas experiências para ajudar no desenvolvimento da educação básica no Estado.

Outro despacho determina que a Secretaria de Educação programe um Plano de Revitalização das Escolas que estão em situação não recomendável no Ideb, Proeb e Proalfa, para ser desenvolvido juntamente com a comunidade escolar. O objetivo é reforçar os instrumentos programáticos para que a escola possa avançar.

Entre as ações previstas estão a intensificação da presença dos analistas do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), a ampliação do Programa Aprofundamento de Estudos para auxiliar alunos com baixo desempenho e o levantamento das necessidades de infraestrutrura para melhorar as condições de funcionamento dessas insittuições.

Os diretores e supervisores pedagógicos das escolas com Ideb mais baixo serão convidados a participar, em Belo Horizonte, de um seminário na Escola Magistra, que vai incluir palestras com os analistas da equipe central do PIP, entre outras ações.

Por meio do programa Compartilhar para Crescer, esses profissionais deverão visitar escolas com bons resultados de avaliação para conhecer as ações desenvolvidas e compartilhar experiências, buscando a criação de um plano de ações para elevar o desempenho dos estudantes.  Outra ação do Plano de Revitalização das Escolas será a instalação, na fachada externa de todas as escolas da rede pública estadual, de placas com os resultados do Ideb.

Jornada de 1/3 dos professores

O governador Antonio Anastasia assina, ainda, uma mensagem encaminhando à Assembleia Legislativa um projeto de lei que determina que 1/3 da jornada dos professores seja direcionada para atividades extraclasses na rede estadual de ensino. O projeto garante que todos os professores, em efetivo exercício na docência, tenham direito a um percentual de 33% de sua jornada, dedicada ao planejamento de atividades. Atualmente, esse percentual é de 25%.

A jornada padrão do professor da rede estadual é de 24 horas/aula semanais, sendo 18 na docência e seis para atividades extraclasse. O projeto prevê 16 horas/aula na docência e oito horas/aula semanais para atividades extraclasse. Com a implantação da nova jornada, o Governo de Minas passa a cumprir na íntegra a Lei do Piso Nacional da Educação para o Magistério.

O projeto institui ainda o Adicional por Extensão de Jornada e o Adicional por Exigência Curricular, prevendo a possibilidade de incorporação destes aos proventos de aposentadoria e assegurando a percepção no período de férias regulamentares.

Sobre o Ideb 2011

O Ideb foi criado pelo Ministério da Educação, em 2005, aplicado de forma amostral. Em 2007, passou a ser utilizado como principal indicador do sistema de educação básica (fundamental e médio) do país.

No Ideb 2011, divulgado no dia 14 de agosto pelo MEC, Minas Gerais ratificou sua posição como referência nacional em educação, com resultados expressivos, sobretudo na rede estadual de ensino. Além disso, mostrou que, em relação à medição anterior, a rede estadual de ensino evoluiu em todos os níveis — anos iniciais do ensino fundamental, anos finais e ensino médio, conforme mostra o gráfico abaixo:

Esses resultados garantiram à rede estadual de Minas Gerais a 1ª colocação no ranking dos estados nos anos iniciais do ensino fundamental; 2ª entre todas as redes estaduais do país, atrás de Santa Catarina (4,7), nos anos finais do ensino fundamental; e3ª melhor rede estadual do país, atrás de Santa Catarina, (1ª com Ideb de 4,0) e São Paulo (Ideb de 3,9), no ensino médio.

Agencia Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui