Governo de Minas promove 1° Seminário de Centros de Treinamento de Seleção

534
Os técnicos Carlos Alberto Parreira e Francisco Maturana

O Governo de Minas e o Sebrae promoveram, nesta sexta-feira (12), em Araxá, o 1º Seminário de Centros de Treinamento de Seleção (CTS). Os técnicos Carlos Alberto Parreira e Francisco Maturana falaram sobre as características necessárias para um município acolher uma seleção de futebol durante uma Copa do Mundo, tendo em vista o Mundial de 2014.

“Hoje damos o pontapé inicial para levar a Copa de 2014 ao interior de Minas Gerais, que é uma das prioridades do Governo em relação ao maior evento esportivo do mundo”, disse o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sergio Barroso.

Segundo Parreira, técnico do Brasil em duas Copas do Mundo e da África do Sul em 2010, as seleções não estão atrás de luxo, mas sim de uma “hospitalidade eficiente”.

“As seleções precisam de um hotel que ofereça segurança, privacidade e conforto. De um campo de treinamento com condições perfeitas, que possua vestiários para mais de 40 pessoas, arquibancada para 500 pessoas, no mínimo, e um espaço reservado para a imprensa. E também de um aeroporto próximo, que tenha condições para a mobilidade dos atletas e da comissão”, explicou o técnico.

Parreira acredita que as cidades candidatas a CTS devem oferecer excelência em produtos e serviços. “Temos que ser sedutores nesse momento” – sustentou o técnico – “dar muita visibilidade para as propostas, enviar materiais informativos de alto nível para os chefes das delegações e convidá-los para uma visita para mostrar o que temos de bom.”

Parreira elogiou ainda o ritmo das obras em Belo Horizonte: “Pelo o que tenho visto, Minas Gerais está dentro do prazo exigido pela Fifa e terá o Mineirão pronto para receber a Copa das Confederações em 2013. Isso é muito bom”.

Sobre a organização do Mundial, o colombiano Maturana foi enfático: “Essa Copa trará um status diferenciado para a América do Sul. Todos nós estamos muito entusiasmados e temos a certeza de que será uma das melhores já realizadas. Acreditamos no compromisso dos brasileiros”.

O seminário foi realizado no Grande Hotel Tauá e recebeu cerca de 130 pessoas, entre elas, representantes de 20 cidades mineiras que estão se candidatando a Centro de Treinamento de Seleções. Seis cidades já foram pré-selecionadas pela Fifa: Araxá, Extrema, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Montes Claros e Uberlândia.

Segunda fase de inscrições

A segunda fase de inscrições para CTS da Copa 2014 foi aberta na última terça-feira (9). Os municípios interessados têm até o dia 16 de setembro para enviar novas candidaturas. O processo de seleção será realizado em quatro etapas. Quem não for escolhido nesse segundo momento poderá se adequar e tentar novamente em 2012.

No primeiro semestre de 2013, a Fifa pretende lançar um catálogo com, no mínimo, 64 opções de cidades, podendo chegar a 90. A definição dos locais de treinamento das 32 equipes é de responsabilidade exclusiva das comissões técnicas das seleções.

Pré-requisitos

Com relação à infraestrutura esportiva dos campos, o Comitê Olímpico Local da Fifa analisa mais de 100 detalhes técnicos, como sistema de abastecimento de água e energia, acessos para as equipes e imprensa, local para realização de entrevistas, vestiários, tipo de solo e drenagem.

Os hotéis devem ter disponibilidade de, no mínimo, 55 quartos com ar-condicionado ou aquecedor. Algumas seleções podem precisar de 100 quartos ou mais. O serviço de restaurante deve ser capaz de atender a, no mínimo, 55 pessoas, em estilo buffet, e ficar reservado 24 horas para uso exclusivo da seleção. A sala para conferência de imprensa deve ter estilo cinema e capacidade mínima para 100 pessoas.

Por último, o aeroporto da região deve permitir aeronaves de aproximadamente 120 passageiros e voos noturnos. E o percurso entre hotel e aeroporto, de ônibus, deve levar no máximo 60 minutos.

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui