Manhuaçu na vanguarda do Letramento em Programação dos Alunos da Rede Municipal

646

‘Mais do que jogar um jogo, as crianças vão criá-lo; mais do que assistir uma animação, elas poderão crias suas histórias virtuais, assumindo um papel de maior protagonismo no mundo digital’, com este propósito prossegue de forma bem sucedida a pioneira parceria firmada entre a Prefeitura de Manhuaçu – por meio da Secretaria de Educação – com o Instituto Ayrton Senna e o Centro Universitário UNIFACIG, para que alunos de escolas da rede municipal tenham acesso ao Letramento em Programação.

Visão de futuro e importante inovação no processo de aprendizagem, a iniciativa implantada na cidade foi a primeira em Minas Gerais e uma das primeiras no Brasil.
Em Março deste ano, a Prefeita Cici Magalhães e a Secretária de Educação, Luizaura Januário, firmaram o Acordo de Cooperação Técnica no Gabinete Municipal, juntamente com representantes do renomado instituto, e o com o Reitor do Centro Universitário UNIFACIG, Thales Reis Hannas.

A partir daí, foram realizados todos os preparativos necessários para a consolidação do projeto, como o início da capacitação dos professores e outras ações. Inicialmente, são contempladas as escolas municipais EM Petrina Maria (B. Petrina), EM Sônia Maria Batista da Silva (B. Santa Luzia) e EM São Vicente de Paulo (antigo CAIC).

Em recente retorno à cidade, o representante do Instituto Ayrton Senna, Adelmo Antônio da Silva Eloy, visitou as escolas atendidas, acompanhado da Secretária Luizaura.

‘A visita a Manhuaçu foi muito importante para que pudéssemos ver, na prática, os impactos das ações do Letramento em Programação no município. Como a interlocução de nossa parceria se dá com representantes da Secretaria de Educação e do Centro Universitário UniFacig, a visita nos permitiu dialogar com professores, gestores e estudantes, além de ilustrar as conquistas e oportunidades de melhoria que discutimos em nossas reuniões de acompanhamento. Por fim, foi oportunidade de discutir com as lideranças do município os caminhos para que a iniciativa chegue a mais estudantes nos próximos anos’, destacou Adelmo, do Instituto Ayrton Senna.

A Secretária Luizaura Januário ressaltou que ‘foi uma grande oportunidade de vermos a alegria dos alunos e a dedicação dos professores envolvidos no projeto e concluirmos que estamos no caminho certo, o de ofertar o melhor para nossos alunos visando um futuro melhor para cada um deles com esta oportunidade’.

LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO

O Instituto Ayrton Senna propõe o uso do computador como ferramenta poderosa para estimular o desenvolvimento. A instituição realiza o programa com o objetivo de dar oportunidade para os estudantes desenvolverem competências de resolução de problemas, criatividade, colaboração e comunicação – habilidades essenciais para a vida atualmente, contribuindo para educação integral de crianças e jovens.

O Centro Universitário UNIFACIG firma-se também como parceiro estratégico para a criação de um polo regional do Letramento em Programação na Região Sudeste do Brasil.

Nesta primeira fase, são atendidas duzentas crianças que cursam o 4º e o 5º ano do ensino fundamental.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui