Manhuaçu terá núcleo federal de ensino

285
terreno_IFT
Terreno onde será contruído IFET (Instituto Federal de Ensino de Ciências e Tecnologia)

Projeto para implantação de IFET em Manhuaçu se torna realidade
Esteve presente à Manhuaçu na última sexta-feira, 02 de outubro, o Reitor do IFET (Instituto Federal de Ensino de Ciências e Tecnologia) no Sudeste Mineiro Mário Sérgio.
Mário veio apresentar os projetos para a implantação de um Núcleo Federal de Ensino Ciência e tecnologia na cidade. “O Governo Federal acabou com as escolas técnicas e com os CEFET’s (Centro Federal de Educação Tecnológica) e criou o IFET. Em Minas Gerais são cinco institutos, o nosso reuniu o Escola Agro técnica de Barbacena, o CEFET Rio Pomba, o antigo CTU Juiz de Fora e o Campus Novo em Muriaé.
O instituto trabalha com o ensino vertical, desde o ensino técnico, passando pela graduação, pós graduação, mestrado e doutorado, é um ensino bem verticalizado”, disse o reitor do IFET.
A possibilidade da implantação do instituto na cidade deveria ser imediata, pois vivemos em uma região onde não há centros federais de ensino, com esse instituto implantado em Manhuaçu essa escola estaria cobrindo uma lacuna que encontramos em nossa região, a cidade se tornaria de fato um exemplo regional. “A única limitação que temos para a implantação do instituto em Manhuaçu é o servidor, pois o servidor federal é caro, agora a estrutura de fazer a obra, fazer a escola isso nós temos, isso já está inclusive disponível para Manhuaçu, o terreno já está decidido por ter uma boa estrutura e transporte e energia, o terreno é bom. Vamos tentar fazer vestibular para o ano que vem”, concluiu Mário Sérgio. O prefeito Sérgio Breder disponibilizou o terreno para a construção do instituto. Será construído no terreno do antigo “Clube do Sol”. “Me prontifiquei a entregar o terreno, acho que o mais importante é que vemos diversas tendências políticas participando de um só objetivo que é o bem de Manhuaçu, essa é a política que nós sempre pregamos, a política independente de sigla partidária, digo muito que as disputas eleitorais ficam para a época das eleições e depois nós passamos a administrar nossa cidade. Manhuaçu está aberta a qualquer tipo de ajuda de todos os deputados seja ele federal ou estadual, do Governo Federal e do Governo Estadual, o que nós queremos é trazer benefícios para a cidade e o instituto vai ser de fundamental importância, é uma tendência do povo de Manhuaçu e região, eu acho que essa união de políticos e de prefeitos da região trará um grande benefício para a nossa região”, salientou Sérgio Breder. A participação do Instituto Zona da Mata Sustentável trabalhando em conjunto com o prefeito Sérgio Breder foi fundamental para que Manhuaçu fosse agraciada com essa unidade do IFET-MG. “Com a implantação do IFET-MG o sentido das coisas modificam muito por que o aluno estará consciente que ele pode ter uma oportunidade de estar estudando na própria cidade além de tudo a procura por técnicos é muito grande. Atualmente os técnicos talvez estejam ganhando mais que doutores. Nós do Instituto Zona da Mata Mineira Sustentável com essa preocupação toda marcamos essa audiência com o reitor Mário Sérgio para podermos estar implementando nossa ideia, conversamos com o prefeito e ele teve uma boa vontade muito grande na questão do terreno e como é um sonho nosso muito grande a questão da educação já trabalhamos por essa causa há muito tempo. A nossa maior preocupação é de ouvir os pais lamentando por não poder mandar o filho para estudar em outras cidades, acho que agora podemos estar com a alma lavada, dormindo um sono tranquilo, o sono dos de boa vontade.
A nossa boa vontade que é de melhorar a questão educacional na nossa cidade que é uma cidade grande e que em uma questão educacional vai bem”, concluiu Dorca coordenadora do Instituto Zona da Mata Sustentável Microregião Manhuaçu. Na mesma área onde será construído o IFET (Instituto Federal de Ensino de Ciências e Tecnologia), serão construídas também as 244 casas populares financiadas em um convênio da Caixa Econômica Federal e a Prefeitura Municipal de Manhuaçu.

Vitor Hugo Mendes

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui