Mestre calceteiro recupera calçadas

549
Mestre calceteiro recupera calçadas do Circuito Cultural Praça da Liberdade

A partir desta semana, as calçadas portuguesas do entorno dos prédios que compõem o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, começam a ser revitalizadas. Para isso, a equipe de obras contará com o auxílio de um dos mais antigos mestres calceteiros do Brasil, o carioca Wantuiu Cosme, de 73 anos. Com uma experiência de 40 anos na implantação de calçadas portuguesas no Rio de Janeiro, Wantuiu irá treinar alguns pedreiros envolvidos nas obras do Circuito para trabalhar como calceteiros, além de acompanhar toda a implementação da primeira fase do piso.

As calçadas portuguesas ocupam grande parte do espaço urbano de Belo Horizonte e estão presentes em diversas praças e parques da capital. Apesar de popular, este tipo de revestimento de piso exige dos trabalhadores a utilização de uma técnica muito específica, restrita ao conhecimento de poucos mestres. Wantuiu aprendeu o ofício na década de 70, quando um grupo de portugueses calceteiros esteve no Rio de Janeiro. Na época, ele trabalhou como ajudante de obras e acabou se encantando pela calçada portuguesa. Seu trabalho pode ser visto hoje nas famosas calçadas de Copacabana, do Leblon e do Recreio dos Bandeirantes, todas na capital carioca.

Wantuiu conta que o segredo da calçada portuguesa é o capricho e a paciência. “É preciso ser caprichoso e ter atenção”, diz. Segundo ele, também é importante observar bem a pedra, antes de colocá-la na massa, identificando qual o lado está mais adequado para ficar por cima da calçada. “Toda pedra tem sua cara. Tem sempre um lado positivo e um negativo e a gente tem sempre que olhar uma por uma”, explica. Para o mestre calceteiro, a transmissão de seu ofício é motivo de orgulho. “Fico satisfeito de ensinar o que sei para outros”, conta.

As calçadas

Como o nome indica, a calçada portuguesa surgiu em Portugal, no início do século XIX e passou a ser utilizada no Brasil a partir do século XX. Além da questão estética, uma vantagem da utilização da calçada portuguesa é a facilidade de escoamento de água, devido à utilização de um material mais poroso ao invés do concreto. Com uma melhor drenagem superficial da água das chuvas, a calçada portuguesa tem um desempenho superior à calçada comum na absorção da água.

Para a revitalização da Praça da Liberdade, as pedras serão primeiramente lavadas e depois retiradas na calçada. A partir dessa limpeza inicial, elas serão selecionadas e assentadas uma a uma pelos calceteiros em cima de uma camada composta por pó de pedra, areia e cimento. Este trabalho é feito com um martelo específico, que permite ao calceteiro nivelar as pedras na calçada. O aproveitamento das pedras originais será de cerca de 70%.

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Em uma iniciativa inédita, o Governo de Minas transformou a mais antiga e tradicional praça de Belo Horizonte no maior circuito de cultura do país. O Circuito Cultural Praça da Liberdade é fruto da parceria com empresas públicas e privadas e grande parte dos seus espaços já está em funcionamento. Integra o Circuito o Espaço TIM UFMG do Conhecimento, centro de divulgação científica e cultural, com um planetário de última geração e um observatório astronômico; o Museu das Minas e do Metal, parceria com a EBX, espaço que permite intensa vivência pelo mundo dos minérios e dos metais, intimamente ligado à história de Minas Gerais; e o Memorial Minas Gerais – Vale que reconstitui toda a riqueza cultural do Estado.

Ainda compõem o Circuito Cultural Praça da Liberdade o Palácio da Liberdade, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o Arquivo Público e o Museu Mineiro, o Palacete Dantas, o Solar Narbona e a Casa Amarela, que passaram por recente processo de revitalização. Em fase de obras ou de projetos, integram o Circuito o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro de Arte Popular – Cemig, O Museu do Homem Brasileiro, a Casa Fiat de Cultura e o Museu do Automóvel.

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui