No Curta!: Conflito entre Israel, Irã e EUA + Novo filme de Betse de Paula

144
O líder iraniano Aiatolá Khomeini (Foto: Divulgação/Curta!)

De antigos aliados a inimigos: filme mostra longo conflito entre Israel, Irã e EUA

Era fevereiro de 1979. Ruhollah Musavi Khomeini — que ficaria conhecido como Aiatolá Khomeini — voltava de seu exílio na França para sua terra natal, o Irã. Lá, lideraria milhões de manifestantes na destituição da monarquia do Xá Reza Pahlavi, no poder há 37 anos. Assim se consolidava a Revolução Islâmica, que mudaria para sempre a história do Oriente Médio e os rumos das relações entre o Irã e dois antigos aliados: Israel e Estados Unidos. Esse processo e seus desdobramentos são tema do documentário “Israel/Irã/EUA, A Longa Guerra”, uma produção da ARTE France que estreia no Curta! em dois episódios.

O primeiro episódio, intitulado “Nas Origens do Confronto”, mostra um mundo dividido pela Guerra Fria, em 1978. Nele, o Irã era um território estratégico para os Estados Unidos na disputa pela hegemonia mundial. Enquanto era governado pelo Xá, o país se abria à influência norte-americana e se “ocidentalizava”. Embora as elites se beneficiassem dessa relação, a oposição vinha se massificando e reunindo pessoas de origens e vertentes filosóficas diversas em protestos contra o imperialismo do Ocidente. A repressão era violenta, mas não pôde interromper a revolução em curso.

Ao tomar o poder com amplo apoio popular, Khomeini instala uma teocracia islâmica. Ainda nos primórdios desse novo governo, sinaliza seu posicionamento geopolítico ao convidar o líder palestino Yasser Arafat ao país. A partir de então, o Irã seria um aliado da Palestina contra Israel e os Estados Unidos, embaralhando completamente as peças antes dispostas no tabuleiro do Oriente Médio e gerando inúmeros conflitos nos anos seguintes. A estreia é na Sexta do Pensamento, 9 de julho, às 23h.

Novo longa de Betse de Paula, sobre quebradeiras de coco de babaçu, estreia no Curta!

A cineasta Betse de Paula está de volta ao Curta! com seu novo longa: “Encantadeiras  O canto e o encanto das quebradeiras de coco”. O filme acompanha a turnê do grupo musical Encantadeiras, que representa mais de 300 mil mulheres que vivem da coleta e da quebra do coco de babaçu, espalhadas pelos estados do Maranhão, Tocantins, Pará e Piauí.

“As Encantadeiras são mulheres que caminham lado a lado, representando milhares de quebradeiras de coco e, por mais longe que possam ir, nunca perdem o caminho de casa. A importância dessa história é mostrar para o Brasil e para o mundo a diversidade que existe no nosso país”, afirma a diretora. 

São histórias de mulheres que se tornaram líderes em suas famílias e comunidades, além de configurarem um importante movimento socioambiental. O grupo defende o meio-ambiente ao mesmo tempo em que zela pelos direitos das mulheres. O filme é uma produção da Aurora Cinematográfica viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Segunda da Música, 5 de julho, às 18h30.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 5/07

18h30 – “Encantadeiras  O canto e o encanto das quebradeiras de coco” (Documentário)
O filme acompanha a turnê do grupo musical Encantadeiras, que em seus cantos de luta e trabalho celebram as vidas e os desafios de mais de 300 mil mulheres que vivem da coleta, da quebra e do beneficiamento do coco de babaçu nos estados do Maranhão, Tocantins, Pará e Piauí. Acompanhamos a história de vida dessas mulheres, de como se tornaram líderes em suas famílias e comunidades e, ainda, como construíram o mais importante movimento sócio-ambiental de mulheres do mundo. Direção: Betse de Paula. Duração: 80 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 6 de julho, terça-feira, às 04h30; 7 de julho, quarta-feira, às 06h30; 11 de julho, domingo, às 5h50.

 

 

 

PROMO:  https://youtu.be/H5PgoxRl_Dk  

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui