Programa que melhora rendimento escolar será ampliado em 2010

244

O número de participantes do programa Forças no Esporte, que estimula a prática de esportes entre alunos de escolas públicas de todo o País, no horário contrário ao das aulas, deve subir para 20 mil no ano que vem. Criado em 2003, o programa atende hoje 10 mil crianças e adolescentes em 24 estados. Em 2011, a expectativa é de que 30 mil brasileiros sejam beneficiados.

O programa reúne crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos, muitos vindos de famílias beneficiárias do Bolsa Família. Os alunos apresentam melhoras no rendimento escolar e mudanças no comportamento. No aspecto social, as crianças são recebidas por pedagogos que trabalham a questão da cidadania, família, educação, higiene, socialização e militarismo.

O governo federal repassa anualmente R$ 3 milhões para a compra de alimentos que garantem lanche e almoço a todos os participantes do Forças no Esporte.

Graças ao programa, Richard de César Ribeiro de Souza – que tem 8 anos e é aluno de uma escola de Santa Maria, no Distrito Federal – garante que quer ser jogador de futebol. Desde o início do ano, ele participa dos treinos na Estação Rádio da Marinha. “Faço todas as atividades, mas as que mais gosto são futebol e futebol de salão. Quero seguir a minha carreira de futebol e ser militar”.

Já Bruno Henrique da Silva Magalhães, também de 8 anos, conta que deixou de ficar em casa assistindo à TV para participar das atividades promovidas no horário contrário às aulas e desenvolvidas em unidades militares cedidas pelo Ministério da Defesa. “Jogo futebol, capoeira, natação, faço tudo aqui. Gosto muito de vir. Todos os amigos são também da escola”.

O lanche e o almoço são sempre variados. Para Bruna Maria Pereira Conceição, 7 anos, está tudo gostoso. “Como tudo, mas não repito, uma vez está bom”.

Mudança de vida – Segundo o comandante da Estação Rádio da Marinha, capitão-de-fragata José Benônio Valente Carneiro, os alunos que participam do Forças no Esporte apresentam melhoras no rendimento escolar e mudanças no comportamento. “As atividades são desenvolvidas em três pontos que acho importantes: social, escolar e esportivo. No aspecto social, as crianças são recebidas por pedagogos da Estação Rádio que trabalham a questão da cidadania, família, educação, higiene, socialização e militarismo. Depois do lanche, tem o reforço escolar. Cada criança aqui é um indivíduo que tem seus problemas e nós conhecemos os problemas de cada um, inclusive na escola. Sabemos, por exemplo, quem tem dificuldade em Português e Matemática. Então, há um estudo obrigatório do pessoal daqui, que fica atento ao problema de cada um. Após isso, é que há uma atividade física bastante diversificada” conclui o capitão-de-fragata.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui