Semana de música e esportes no calendário sociocultural

194
Atletas paraolímpicos disputaram partida de Goalball na quarta-feira (13)

  Em clima de festa julina, o calendário sociocultural da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves iniciou suas atividades nesta semana, com a presença da dupla sertaneja Tulio & Anderson. Na terça-feira (12), os mineiros da cidade de Ibiá, no Alto Paranaíba, apresentaram repertório rico e variado, passando pelo sertanejo pop, romântico, universitário e o forró.

A carreira teve início em 1997 e o primeiro álbum foi lançado em 1999, pela gravadora Zan Brasidisc, sob o título “Eu sei”. O segundo trabalho veio em 2005, com o CD independente “Em busca da felicidade”. Considerada um de seus maiores sucessos, a música “Um anjo do céu” recebeu uma versão para o forró e já foi executada em várias rádios no Brasil afora.

O esporte paraolímpico foi a atração de quarta-feira (13), com os atletas do Programa Superar BH e da Associação dos Deficientes Visuais de Belo Horizonte. O programa é um projeto da Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), que elabora políticas públicas para pessoas portadoras de deficiência (PPD) em atividades de esporte e lazer.

No térreo do edifício Gerais, os alunos portadores de deficiência visual realizaram uma partida de Goalball sob o comando do árbitro professor Vinícius Braga. “São 18 atletas que treinam três vezes por semana e hoje já participam de campeonatos regionais”, explicou. Em seguida, foi apresentada a modalidade Bocha, adaptada para atletas que possuem a paralisia cerebral. As partidas foram disputadas sob os olhares atentos dos servidores que fizeram torcida e se surpreenderam com a garra dos competidores, provando que não há limites para vencer desafios.

Na quinta-feira (14), músicos da Academia Militar Orquestra Show, da Polícia Militar de Minas Gerais, executaram belíssimas canções no melhor estilo instrumental. No saxofone e no teclado, o sargento Leonardo e o cabo Juarez mostraram ao público a riqueza da música brasileira e internacional. Durante a apresentação, muitos não resistiram aos ritmos do forró e da dança de salão e entraram no clima da apresentação.

Encerrando mais uma semana de eventos culturais, os jovens músicos da Banda Municipal Lira Santa Cecília, da cidade de Bom Sucesso, no Centro-Oeste de Minas, realizaram uma brilhante apresentação. São 42 crianças e adolescentes, na faixa dos 8 aos 18 anos de idade, com formação musical, sob a regência do maestro Antonio Marcos dos Santos. A banda tem 109 anos de existência e possui um vasto currículo de músicos profissionais que hoje seguem carreira artística.

Na próxima semana, estão previstas a apresentação do grupo de dança de rua do programa Fica Vivo, música com o projeto Vozes do Morro, o já tradicional Prata da Casa e a Banda Municipal Santa Cecília da Cidade de São João del-Rei, no Campo das Vertentes.

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui