7ª Caminhada do Trabalhador em Manhuaçu

214

O movimento Fé e Política ligada ao Partido dos Trabalhadores realizou na manhã  de sábado, 28 de abril a 7ª Caminhada do Trabalhador, os manifestantes  foram recepcionados na Matriz Bom Pastor, onde participaram de um café da manhã e em seguida percorreram as ruas de Manhuaçu até a  Praça Cordovil Pinto Coelho no centro de Manhuaçu, mais de 15 municípios foram representados e um número significativo de lideranças, com apoio das Matrizes, Bom Pastor e São Lourenço.

16 sindicatos rurais foram representados e outros segmentos movimentaram as ruas de Manhuaçu. O objetivo da mobilização foi para despertar a sociedade e as autoridades, para buscarem mecanismos que venham sensibilizar as autoridades as cooperativas de agricultores e o povo em geral contra a venda e consumo de agrotóxico, pesquisa revela que a região é uma das maiores consumidoras de agrotóxicos, segundo os líderes nossa região está sendo envenenada, até o principal alimento que é o leite materno está contaminado, disse o padre João do Carmo.

Durante o trajeto, os manifestantes fizeram várias paradas para destacarem o objetivo  da manifestação,  distribuindo folhetos e as frases de efeito chamando atenção do povo, AGROTÓXICO MATA, foi abordado com ênfase, no sentido de que todos pudessem fazer uma reflexão profunda sobre o tema. Durante a caminhada, os participantes exibiam faixas e cartazes, para denunciar os abusos e buscar melhor qualidade de vida às famílias, principalmente aquelas que residem no campo.

Além das classes trabalhadoras e representantes sindicais, também estiveram participando da 7ª caminhada o prefeito de Acaiaca, Padre João do Carmo e o deputado federal, Padre João.

Segundo o parlamentar, esse foi um momento ímpar onde os trabalhadores puderam manifestar e apresentar as dificuldades vividas no campo. Os manifestantes denunciaram o uso abusivo de agrotóxico, que infelizmente está envenenando muitos trabalhadores. “Essa atitude é importante e, devemos ter toda a atenção voltada para essa situação grave. Estarei levando esses casos para uma ampla discussão, para que haja fiscalização, legislação mais eficiente para evitar que trabalhadores morram por aí.” disse o deputado.

O prefeito de Acaiaca, Padre João do Carmo também demonstrou preocupação com o uso abusivo de agrotóxico. Para ele, é preciso renascer a consciência de todos, para uma reavaliação antes de buscar o desenvolvimento, sem os critérios necessários. “São assuntos cotidianos, para que todos possam despertar do grande mal que faz o uso de agrotóxico”, disse o prefeito.

Leleco e Graça
Leleco e Graça

Para a coordenadora de formação do Movimento Fé e Política, Maria das Graças Cipriano, o momento serviu para que todos os trabalhadores e trabalhadoras, representantes sindicais e associações, saíssem do anonimato para dar um grito em defesa do bem comum.

Segundo a coordenadora a 7ª Caminhada foi a melhor de todas, tivemos várias lideranças, padres, prefeitos, sindicalistas, deputados e os participantes puderam fazer uma reflexão profunda sobre a noção de sustentabilidade, a economia, meio ambiente e bem estar social.

A coordenadora também enfatiza a necessidade de continuar discutindo a questão do uso desordenado de agrotóxico.

Devair Guimarães de Oliveira

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui