A maior carreta do Brasil virou atração na BR/262 perto de Martins Soares

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Maior carreta montada até hoje no Brasil 120 metros e 40 eixos e 320 rodas - Foto Devair G. Oliveira JM1

Por Devair Guimarães de Oliveira
Devido as informações desencontradas referindo a maior carreta  e a carga transportada para Ipatinga, nossa reportagem entrou em contado com  a Transportadora  Transpesa Della Volpe em São Paulo e conversamos por telefone com  o diretor responsável pelo departamento comercial da Transpesa Della Volpe Sr. Rafael Boaventura e com o engenheiro técnico responsável pela montagem e estrutura da carreta  Sr. José Luiz Cardoso.

Pesando 654 toneladas e medindo 120 metros de comprimento, a carreta gigante transporta uma Chapeadora, que molda grandes peças de aço, e está percorrendo 400km entre o Espírito Santo e Ipatinga em Minas Gerais.

O aparato precisa de uma Scania e dois caminhões tratores para ser puxado.
A super carreta, que ocupa quase duas pistas inteiras, anda a menos de 20km/h e deve recomeçar sua viagem meados da semana que vem 

A chapeadora necessita de uma estrutura para dividir o peso entre os eixos da carreta

Transporte
A maior carreta  do Brasil montada especialmente para esse transporte da  chapeadora responsável por moldar peças de aço da Usiminas. Devido a densidade do material, foi necessário adaptar uma carreta para fazer o transporte. “Uma carreta comum pesa aproximadamente 40 toneladas, esta tem 300 toneladas sem a carga. Este é o registro de transporte de carga mais pesado até então, já transportamos carga de até mil toneladas, mas internamente, em rodovias federais essa é a maior carga” Disse Boaventura

Nossa reportagem entrou em contato com a empresa  Transpesa Della Volpe em São Paulo e conversamos por telefone com o Sr. Rafael Boaventura um dos diretores e responsável pelo departamento comercial, segundo nos informou  durante quatro meses engenheiros fizeram uma pesquisa para certificar que a estrada suportaria o peso da carga. “Fizemos um estudo detalhado da rota, além de um estudo de projeto das pontes e suas condições de conservação para que não exista nenhum risco ao usuário. Devido a idade das pontes e condição de conservação das mesmas, ao longo do percurso, tivemos que alterar o dimensionamento do conjunto transportador adicionando eixos para que o peso pudesse ser melhor distribuído evitando danos as pontes ao longo da rodovia”, explicou Boaventura.

A carreta encontra-se parada no posto da receita estadual perto de Martins Soares e segundo Boaventura ela deve seguir viagem entre os dias 25 e 30 julho.

Conversamos também com o engenheiro responsável pela montagem da estrutura e da carreta. “Só a carreta possui 320 pneus e 40 eixos são 120 metros de comprimento só a carreta dependendo das circunstâncias ela é configurada com três cavalos ou mais isso depende muito de cada trecho e das curvas da estrada, cada cavalo mede 10 metros de comprimento” Explica o engenheiro José Luiz Cardoso.

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