A Valorização do Futebol em Detrimento das Outras Formas de Cultura

201

             O esporte, independentemente de qual for, é sempre apresentado como forma de socialização, como meio de ensinar a disciplina e o respeito, e também visto por muitos como um meio de ascensão social: muitos sonham em ter a vida financeira transformada pelo ingresso no esporte profissional, muitos sonham com a vida de luxo que o esporte pode lhes dar ao assinarem contratos milionários, mesmo que a realidade da grande maioria dos atletas profissionais não seja essa.

            É inegável a transformação que o esporte traz para a vida das pessoas. Inúmeros são os exemplos de superação alcançados por meio do esporte. O esporte tem a capacidade de dar esperança e sentido para a vida de muitos, sendo visto, na maioria das vezes, como a única saída visível. Como brasileiros, o esporte faz parte de nossa cultura, e dentre as várias modalidades, o futebol é a mais popular, e pela qual nosso país é reconhecido.

            Muitos enxergam o esporte como o único caminho para mudar de vida, muitos vêem o esporte como a única válvula de escape, e a popularidade e a facilidade ao acesso aos esportes só endossa tais desejos naqueles que os praticam. Assim, com tanta popularidade, e como parte importante nossa cultura, os esportes recebem grande apoio e financiamentos de inúmeras partes, sendo, na maioria das vezes, supervalorizados, em detrimento de outras formas de cultura. A visibilidade proporcionada pelos esportes é uma fonte de lucro garantida para os investidores.

            Não negando todos os benefícios que os esportes trazem para as pessoas e para a sociedade em si, acredito que nosso país teria muito a ganhar se outras áreas da cultura fossem tão valorizadas como o futebol é. Muitas áreas da cultura em nosso país podem contribuir para a formação de uma sociedade melhor, e podem ser apresentadas como um outro caminho para a melhoria da vida das pessoas. Particularmente, acredito que nosso país tem muito mais a oferecer em termos culturais do que somente o futebol, o carnaval, ou o funk. As outras áreas da cultura e das artes não são tão valorizadas como estas, e o retorno financeiro das mesmas, certamente é menor do que as das manifestações culturais citadas.

            Com tantas manifestações culturais e artísticas, e com tantos esportes que são praticados e ainda não receberam o destaque merecido, o Brasil, e nós, brasileiros, não podemos nos acomodar e nos contentar em sermos reconhecidos somente como o país do futebol e do carnaval.

            Precisamos ter nossos horizontes expandidos, e buscar ser reconhecidos e ocupar um lugar de destaque em outras áreas. Assim, é claro, é necessário que as manifestações culturais, artísticas, e esportivas que hoje são ignoradas recebam um olhar diferente e maior destaque do que nos dias atuais, para que possam chegar ao conhecimento da população, e ganharem o reconhecimento que merecem e, com tempo, e a adesão da população, modificar toda a estrutura da sociedade através da transformação da cultura de nosso povo.

Wanderson R. Monteiro

 

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui