Alta do boi faz produtores mineiros investirem em genética

245

Pró-Genética garante ao produtor acesso a animais geneticamente melhorados (Wellington Pedro/Imprensa MG )

Os pecuaristas mineiros estão animados com o aumento do preço da arroba do boi e dispostos a investir mais na atividade. Diante da expectativa do mercado manter a alta, os leilões e feiras de animais têm atraído um bom público. Em 2010, o Pró-Genética, programa estadual de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho de Minas Gerais, promoveu 11 feiras e cinco leilões. Esses últimos alcançaram 100% de vendas dos animais ofertados. Para 2011, está prevista a realização de 15 feiras e 20 leilões de gado dentro do programa.

O Pró-Genética é um programa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que visa promover o acesso do pequeno e médio produtor a animais geneticamente melhorados e produtivos. A Feira de Touros é uma das atividades do programa e são organizadas em todo o Estado com a participação de entidades de classes ligadas ao agronegócio, associações de raças, agentes financiadores, prefeituras municipais e dos órgãos (Emater-MG, Epamig e IMA) da Seapa. Os animais ofertados têm qualidade genética garantida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Além das feiras, o programa dispõe ainda de um banco de ofertas eletrônico de bovinos com genética melhorada. O banco de ofertas pode ser consultado no site da ABCZ ou acionado por meio da Emater-MG que traz em seu portal um link direto com a entidade. Na opinião do coordenador técnico da Emater-MG, José Alberto Ávila, é hora dos produtores aproveitarem as vantagens do Pró-Genética para adquirir touros de boa qualidade genética e melhorar o rebanho. “O momento é oportuno porque há uma demanda crescente por carne bovina no Brasil e no mundo. Estamos numa fase propícia para investir na qualidade do rebanho e o touro representa o fator mais importante dessa melhoria”, argumenta.

No planejamento do Pró-Genética para 2011 também ficou definido o treinamento dos técnicos da Emater-MG para atuarem no programa. A capacitação de técnicos da Emater-MG visa atualizar os conhecimentos dos extensionistas relativos à criação e produção de raças zebuínas para assim atender melhor aos produtores interessados. O treinamento será ministrado por técnicos da ABCZ. A Emater deve apoiar ainda o projeto da associação para levar pequenos e médios produtores para conhecer a ExpoZebu 2011, que acontecerá de 28 de abril a 10 de maio, em Uberaba.

Agência Brasil

1 COMENTÁRIO

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui