Ato de ver e ler jornal é tema de exposição coletiva na sede da Cemig

207

A exposição “O jornal da imagem / Imagem do jornal” poderá ser vista, a partir desta terça-feira (17), na Galeria de Arte da Cemig, no bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte. Elaborada por um grupo de pesquisa, o Bureau de Estudos sobre a Imagem e o Tempo, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a exposição tem como referência o jornal.

Os trabalhos que poderão ser vistos na galeria, utilizam o jornal como suporte. A variedade imprevisível desse material que é o suporte de uma das atividades humanas — ler jornal — faz com que designe, do ponto de vista de sua materialidade e tatilidade, uma zona específica onde os gestos da mão induzem traços palpáveis.

O jornal está ligado à cultura de massa, termo que designa uma forma relacionada à sociedade contemporânea e aos muitos objetos que lhe são destinados. Ele apareceu de forma mais definitiva no século 18 e se firmou ao mesmo tempo no período chamado “a era do papel”. Assim, foi contribuindo bastante para a ampliação de um público mais alfabetizado e evoluindo através de sua atuação social e política, sobretudo através da necessidade da liberdade de expressão e das técnicas e procedimentos de impressão.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui