Atos da Câmara Municipal de Manhuaçu

514

Câmara: Prefeitura esclarece Ação de Inconstitucionalidade e anuncia homologação do Concurso Público

Alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática são homenageados, juntamente com professores e direção 

Três Projetos de Lei foram aprovados e diversas Proposições Indicativas foram apresentadas pelos vereadores durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Manhuaçu, nesta quinta-feira, 05. Conduzida pela Mesa Diretora composta pelo Presidente Antônio Carlos Xavier da Gama – “Toninho Gama”, Vice-presidente Gedival Bitencourt Breder e Secretária Vereadora Maria Imaculada Dutra Dornelas, a reunião teve pauta extensa com diversos assuntos em debate. Entre as autoridades presentes, o Prefeito Adejair Barros, Secretário Municipal de Administração, Geraldo D’Ângelo Borel; Secretário Municipal de Agricultura, Indústria e Turismo, Dr. Vinícius de Resende; Assessor Jurídico da Prefeitura, Dr. Miracy Ferreira Hott Filho – “Segundinho”; Diretor do Departamento de Cultura, Fabrício Santos; Representante do Comandante do 11º BPM, Capitão Laurito Reis; Coordenador Administrativo do CTPM, Ten. Vergílio; Diretora do Colégio Tiradentes de Polícia Militar, Valéria de Aquino Xavier, representantes do CAF (Centro de Apoio à Família), Elaine Von Randow e Margareth Pêsso Guiduce, e Maria Lúcia Dutra Rocha (Vigilância em Saúde).  

A aluna Érica Maria de Fraga Bragança recebe homenagem, acompanhada dos pais.
Ao centro; Professora Maria Julieta Pena de Oliveira, recebe Diploma concedido ao filho Ítalo Pena de Oliveira.

Homenagem aos talentos da Matemática 

Logo na abertura da sessão legislativa, foi prestada homenagem com entrega de Diploma de Menção Honrosa aos estudantes manhuaçuenses que se destacaram na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas), juntamente com seus respectivos professores e direção do Colégio Tiradentes de Polícia Militar e da EE de Manhuaçu, além do Coordenador do Pólo Manhuaçu – Professor Cássio Murilo de Souza. Os pais dos educandos também acompanharam o momento. Foram três os estudantes homenageados, sendo dois do CTPM e uma da EE de Manhuaçu. São eles: Weverton Henrique Verdan (filho de Wellington Verdan e de Zileide Henrique), Ítalo Pena de Oliveira (filho de Ary Quaresma de Oliveira e de Maria Julieta Pena de Oliveira) e Érica Maria de Fraga Bragança (filha de César Paulo Bragança e de Eva Fraga Bragança).

Professor Cássio Murilo de Souza (centro), Coordenador do Pólo - Manhuaçu, também foi homenageado.
O estudante Weverton Henrique Verdan, acompanhado dos pais, durante a entrega do Diploma de Menção Honrosa.

O Diploma de Menção Honrosa foi concedido também para o Coordenador Cássio Murilo; Diretora do Colégio Tiradentes de Polícia Militar, Valéria de Aquino Xavier, e as Professoras Micheline Márcia Guerra (CTPM – Representada pela Diretora Valéria), e Maria Julieta Pena de Oliveira (Professora da EE de Manhuaçu) – que teve alegria em dobro, pois, a homenageada é mãe do também condecorado aluno Ítalo Pena de Oliveira.

A iniciativa de homenagear os educandos por seus brilhantes resultados na OBMEP, aos professores e direção foi tomada pelo Presidente Antônio Carlos Xavier da Gama que, na sessão legislativa anterior, apresentou a Moção de Congratulações ao plenário, com total aprovação dos vereadores. “O objetivo foi não somente reconhecer o trabalho do Professor Cássio, das diretoras das escolas públicas municipais e estaduais de uma forma geral, mas também reconhecer o esforço dos alunos. É uma forma da Câmara prestigiar aqueles que fazem e que trabalham em prol da Educação em nosso município. Foi uma homenagem que se estendeu a todos os profissionais da rede pública, porque sabemos que só funciona se a sala estiver limpa, com a merenda quentinha e entregue na hora certa e o professor fazendo a sua parte dentro da sala de aula, tudo precisa estar funcionando”, destacou o Presidente. 

As representantes do CAF, Elaine Von Randow e Margareth Pêsso Guiduce, durante pronunciamento.

CAF: Utilidade Pública Municipal 

Após procederam com a entrega dos Diplomas, os vereadores deram sequência à sessão ordinária, ouvindo o pronunciamento das representantes do CAF (Centro de Apoio à Família), Sra. Elaine Von Randow e Sra. Margareth Pêsso Guiduce. Nesta mesma reunião, foi debatido e aprovado o Projeto de Lei nº 066/2010, de autoria do Vereador Renato Cezar Von Randow, que “Declara Órgão de Utilidade Pública Municipal o CAF (Centro de Apoio à Família – Boa Nova), no município de Manhuaçu”.

Com diversos projetos sociais desenvolvidos na Comunidade São Francisco de Assis (parte alta do Bairro Nossa Senhora Aparecida), o CAF traz novas perspectivas para as famílias do bairro, oferecendo atendimentos odontológicos e na área de assistência social, cursos, palestras e recreações diversas, além de biblioteca, laboratório de informática e brinquedoteca, entre outros, além do constante estímulo à boa convivência entre os moradores, por meio de eventos e bazar.

Em entrevista, o Vereador Renato Cezar Von Randow ressaltou o importante papel desempenhado pelo Centro de Apoio à Família. “O CAF atende hoje aproximadamente 580 crianças, além de jovens e adultos, com diversas modalidades de atendimento, como consultório odontológico, fabricação de bijuterias, estudos, informática, reforço escolar, psicólogos, e outros profissionais que militam no local como voluntários. Aprovamos hoje nesta Casa este Projeto de Lei tornando o CAF de Utilidade Pública Municipal. Isto fará com que o CAF passe a receber doações e verbas entre o município, o Estado e a própria Federação. Isto, vai realmente incrementar o trabalho destes voluntários que é feito no antigo campo de avião, o Bairro São Francisco de Assis, trazendo melhorias para esta comunidade”, destacou o Vereador.

A presidência do Legislativo enfatizou que este reconhecimento é merecido e se faz necessário. “A gente reconhece o trabalho feito pelas voluntárias ligadas àquela instituição e vê realmente que o Projeto é muito bem administrado e, com certeza, traz um grande benefício para a nossa sociedade porque trabalha mais a questão de atenção à família, isto hoje é muito importante para a formação do cidadão”.

(Thomaz Júnior)

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui