BDMG Cultural realiza 13ª edição da série Jovem Músico BDMG

192
O pianista Rafael Ruiz de Manhuaçu

A série Jovem Músico BDMG, desenvolvida há 13 anos pelo BDMG Cultural, dará início a temporada 2012, no dia 31 de maio, com recital na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Participarão da noite de estreia o pianista Rafael Ruiz; o duo Arezzo, com o violonista Adriano Pereira de Melo e o violoncelista William de Freitas Neres e, a violinista Paula Cordeiro.

A seleção foi realizada por Clóvis Salgado (mestre em música e professor de estética FAJE), Oiliam Lanna (Compositor e Professor da Escola de Música da UFMG) e Rubner de Abreu (compositor, regente e professor da Fundação de Educação Artística (FEA). Foram selecionados pela Comissão Julgadora 18 estudantes de música erudita, que se apresentarão em solos e duos ao longo do ano.

Ao todo, serão seis apresentações, de maio a novembro, com exceção do mês de julho, sempre às 19h30, com três músicos por noite. Desde a sua criação, a série Jovem Músico BDMG já selecionou 318 músicos.

JOVEM MÚSICO BDMG

Paula Cordeiro (violino)

A violinista de 23 anos nasceu em Belo Horizonte, cidade na qual iniciou os seus estudos de música, com o professor Ângelo Vasconcellos, no final de 2003. Durante dois anos, de 2007 a 2009, se aperfeiçoou no centro de extensão em música da UFMG, onde, atualmente, está no 5º período de bacharelado em violino, na classe do professor Edson Queiroz. A musicista coleciona, em seu currículo, participações no Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, em Juiz de Fora (2007, 2008, 2009 e 2010) e Festival de Música nas Montanhas em Poços de Caldas (2008). Sua dedicação à música erudita também inclui master classes com os professores Alejandro Drago, Nelson Rios, Paulo Bosísio e Anette Barbara Vogel. A violinista já integrou a Orquestra Jovem do Palácio das Artes, a Orquestra do Sesiminas e a Sinfônica de Minas Gerais, esta última, como convidada.

Pianista convidada: Valéria Gazire

Repertório: Sonata nº 2 para violino e piano Op. 100 – Joahannes Brahms

I. Allegro amabile

II. Andante tranquilo

III. Allegretto grazioso (quasi Andante)

Rafael Ruiz – piano

Com apenas 15 anos de idade, o pianista iniciou seus estudos musicais aos seis, em sua cidade natal, Manhuaçu, no interior de Minas. Sua primeira professora foi Priscila Póvoa e, posteriormente, Elizabeth Sanches. Em 2008 ingressou ao Conservatório Brasileiro de Música, unidade Pio XII, em Manhumirim, onde estudou com Denize Emerick. Em Belo Horizonte, estudou com a professora Amanda de Barros Soares e, atualmente, com Júnia Canton e Rubner de Abreu. Durante o 22º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, de Juiz de Fora, participou de master class com o professor Antônio Bezan.

Repertório: F. Mendelssohn – Canções sem Palavras Op. 67 nº 2

A. Levy – Tango Brasileiro

F. Chopin – Valsa Op. 64 nº 1

S. Rachmaninoff – Prelúdio Op. 3 nº 2

Duo Arezzo – violão e violoncelo

O violonista Adriano Pereira de Melo tem 24 anos e faz duo com William Neres, de 21. Natural de Divinópolis, Adriano estudou na Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva, com os professores Kamel Souki Izolani e Thiago Marques do Nascimento. Em seu currículo, participações em master classes ministradas por José Antônio Escobar, Isaac Bustos, Duo Siqueira Lima, Flávio Barbeitas e Fernando Araújo. O músico atua como licenciando em música, na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), na classe do professor Guilherme Vincens.

William Neres, que completa o duo de violão e violoncelo, nasceu em Poços de Caldas, onde iniciou a sua carreira musical aos 12 anos, com o professor Deni Feijó. Ingressou no Conservatório Municipal Antônio Ferrúcio Viviane, em 2006, onde completou o seu curso técnico em música, com habilitação em violoncelo, na classe de Tiago Almeida. Durante o curso, atuou na Orquestra Sinfônica de Pouso Alegre, Jazz Sinfônica de São José do Rio Pardo e Viola de Todos os Encantos. Na Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas, o músico acompanhou artistas renomados, como Elba Ramalho, Jorge Benjor, Daniel, Sérgio Reis e Toquinho. Participou de seis edições do Festival Música nas Montanhas (Poços de Caldas), do VI Festival Natan Schwartzman (Uberlândia) e do I Festival Acorde (Ouro Branco), além de consagrar-se como vencedor do concurso Música XXI, em 2011. Suas participações em master classes incluem aulas com João Carlos Martins, Maria José Carrasqueira, Victor Uzur, Matias de Oliveira, Jeffrey Lastrapes, Márcio Carneiro, Fábio Presgrave, Robert Suetholz, Heloísa Meirelles e Kayami Satomi. Atualmente, o violoncelista cursa o 5º período de licenciatura em música, com habilitação em violoncelo, na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), na classe do professor Abel Moraes.

Repertório: Danzas Espanõlas (Enrique Granados 1867-1916)

– Oriental.

– Andaluza.

Valse Sentimentale Op. 51 nº 6 ( Tchaikovsky 1840- 1893)

Café 1930 ( Astor Piazzolla 1921- 1992)

BDMG cultural

1 COMENTÁRIO

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui