Cachorro com queda de pelo: quando pode ser uma preocupação para os tutores?

126

A queda de pelo pode variar de acordo com o sexo, a idade e a saúde do pet

Todo mundo que tem um cachorrinho em casa já se acostumou com o animal soltando pelos constantemente em alguns períodos do ano. Mas até que ponto esse fator deixa de ser normal e pode virar uma preocupação para os tutores? Quando a queda ocorre naturalmente devido à troca de estações, não causa falhas, coceiras e nem feridas.

“Os cachorros trocam os pelos de forma natural, mas a intensidade da queda pode variar de acordo com o sexo, a idade e a saúde do pet. Se o cachorro está perdendo pelo, mas não apresenta alterações na pele, é provável que ele não tenha nenhum problema”, explica Simone Cordeiro, diretora-comercial da Au! Happy, empresa especializada em planos de saúde para pets.

Mas é preciso cuidado. Os tutores devem estar atentos para quaisquer mudanças na pelagem e no corpo do animal. A queda de pelo em cachorro pode ser um sintoma de deficiência nutricional e, também, pode acontecer pela presença de parasitas como pulgas e carrapatos, reação alérgica a alimentos e/ou componentes do ambiente em que vive, desordem hormonal, doenças imunológicas ou estresse. “Por conta dessas possíveis patologias, é muito importante fazer consultas de rotina para que o veterinário possa examinar o pet e, assim, oferecer um tratamento e uma prevenção adequada”, orienta a diretora da Au!Happy.

Uma dica essencial para evitar que a queda de pelos aumente é manter os animais escovados e com banhos regulares, além de sempre mantê-los em ambientes limpos.

Vale lembrar, também, que a queda de pelos dos cachorros pode ter uma relação direta com a raça em si. Cães com pelagem mais longa, tendem a ter uma troca com menor frequência do que os de pelos curtos. Isso acontece porque essas raças apresentam pelagem de crescimento contínuo, enquanto as raças de pelo curto apresentam troca à medida que os novos pelos crescem.

Algumas das raças de cachorro que mais soltam pelo são: golden retriever, pastor alemão, chow chow, labrador, husky siberiano, pug, pinscher, spitz alemão, akita, entre outros.

Atenciosamente,


Thayná Almeida

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui