Chuva deixa municípios gaúchos em estado de emergência

211

Municípios do interior do Rio Grande do Sul estão em estado de emergência por causa dos estragos causados pelas fortes chuvas. A cidade de Forquetinha, a 132 quilômetros (km) de Porto Alegre, está isolada. A ponte que dá acesso ao município está debaixo d’água e 40 casas foram alagadas.

Lajeado, no Vale do Taquari, decretou emergência hoje (15), mas ainda não comunicou à Defesa Civil gaúcha. As regiões mais afetadas são os vales do Rio Pardo, onde em 24 horas choveu 220 milímetros e do Rio Taquari, onde a precipitação chegou a 205 milímetros. Em outras oito cidades, entre elas, Mato Leitão, Venâncio Aires, Novo Hamburgo e Santa Maria, o volume superou 100 milímetros.

Em Santa Maria, no centro do estado, três bairros foram alagados e duas famílias tiveram que ser realocadas após chover 133 milímetros. Já em Mato Leão, 35 famílias estão desalojadas e 760 pessoas foram atingidas pela chuva.

O tenente Aldo Bruno Ferreira, da Secretaria de Defesa Civil do Estado, disse que a situação dos municípios está sendo monitorada. Por enquanto, segundo ele, nenhuma prefeitura pediu ajuda da Defesa Civil.

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui