Como aumentar tráfego no meu site: técnicas que funcionam

38

Se a sua pergunta é sobre como aumentar tráfego no meu site, saiba que um bom posicionamento nos mecanismos de pesquisa é indispensável.

No entanto, o tráfego orgânico (natural) é um trabalho de longo prazo, sendo necessário alguns meses para seu site aparecer no topo dos resultados.

Além disso, diversificar suas fontes de tráfego e oferecer vários conteúdos é essencial para atrair o máximo possível de visitantes.

Para te ajudar a acelerar esse processo, veja aqui técnicas para colocar em prática a partir de agora para gerar mais tráfego para o seu site.

Como aumentar tráfego no meu site: técnicas que funcionam

Quando a pergunta é como aumentar tráfego no meu site, a ideia é chamar a atenção dos robôs dos motores de busca para o seu site, o que vai fazer com que seu site chegue nas primeiras posições.

Por isso, confira, a seguir, quais as melhores técnicas:

1.Avalie o tráfego do seu site

É por aí que tudo começa! Saber o número de visitas e o tempo passado em cada página são indicadores chave que medem o interesse de seus conteúdos.

A ideia é oferecer uma experiência enriquecedora a cada um dos seus prospects.

Paralelamente ao tempo passado, é importante analisar o percurso dos seus visitantes, pois isso vai medir a reatividade deles em relação às funcionalidades do seu site.

Se seus visitantes ficam mudando de uma página para outra ou saem do seu site após alguns segundos, é o momento de agir.

É importante também saber de onde vem seu tráfego: URL direta, mecanismos de pesquisa, página do Facebook…

Existem algumas ferramentas que possibilitam avaliar o tráfego do seu site, como o Google Analytics, e todos esses indicadores são preciosos para definir uma estratégia adequada.

2.Publique regularmente no seu blog

O Google adora conteúdos postados regularmente. Se é difícil inserir conteúdo novo nas páginas do seu site, um blog pode te ajudar a publicar novos artigos de maneira frequente.

Tente publicar pelo menos 2 artigos por semana, e vai perceber que vai aumentar rapidamente seu tráfego.

Os artigos do blog também ajudam a fidelizar sua audiência, e ao oferecer um conteúdo interessante e de qualidade, você vai se posicionar como especialista naquela área.

3.Trabalhe seu SEO

Você viu que publicar regularmente conteúdo no seu blog melhora seu ranqueamento. Porém, se seus artigos e páginas forem mal otimizadas, dificilmente eles se destacarão nos resultados de pesquisa.

É aqui que entra o SEO, onde o segredo é trabalhar bem suas palavras-chave e estudar corretamente suas personas a fim de atrair somente tráfego qualificado.

O objetivo do SEO é otimizar suas páginas para os motores de busca, de forma que sejam bem classificadas nos resultados de pesquisa, e se seu site não aparecer em primeiro, pelo menos na primeira página.

Para isso, existem diversas técnicas a serem aplicadas, e como é um trabalho a longo prazo, o ideal é contar com o suporte de uma agência SEO, o que acelera todo o processo.

4.Criar backlinks reforça sua autoridade

 Seu site não decola de forma alguma?

Identifique os sites cujas temáticas são semelhantes às suas, sem estar em concorrência direta, e qual o objetivo?

Obter os famosos backlinks, o que não apenas vai aumentar a visibilidade do seu site, mas funcionam como uma espécie de transferência de autoridade de domínio.

Ou seja, quando você consegue um backlink de um site com autoridade, perante o Google, isso reforça a autoridade do seu site.

5.Invista nas redes sociais

Embora o SEO seja o pilar de como aumentar tráfego no meu site, é um processo que pode levar um certo tempo.

Nesse sentido, as redes sociais são particularmente eficazes para aumentar a taxa de engajamento, interatividade e proximidade com seus leitores, onde você pode:

  • Promover seus conteúdos de blog;
  • Postar vídeos atrativos;
  • Fazer lives e interagir diretamente com os usuários;
  • Postar stories e alimentar o interesse dos internautas.

6.Melhore a ergonomia do seu site

Se seu site demora a carregar, a tendência é que os visitantes saiam, e na maioria dos casos, não retornem.

Por outro lado, se seu site não é suficientemente rápido, ele será penalizado pelo Google e não será bem classificado, o que impacta no seu tráfego.

Portanto, a ergonomia do seu site é essencial para oferecer a melhor experiência ao usuário, o que deve ser o foco da sua estratégia digital:

  • O site deve ser claro, de fácil navegação e compreensível;
  • Não deve conter páginas vazias;
  • A interface deve ser ergonômica e o usuário deve encontrar a resposta que procura rapidamente.

Além disso, ter um site responsivo hoje é praticamente obrigatório, o que significa que o usuário não deve ter nenhuma dificuldade ao acessá-lo a partir de seus dispositivos móveis.

Conclusão

Com todas essas técnicas de como aumentar tráfego no meu site, embora algumas possam demorar um pouco, são mais que comprovadas que realmente funcionam.

Agora é com você começar a colocar tudo em prática!

Leia também: Como funciona a compra de cotas de uma empresa?

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui