Como otimizar a produtividade na indústria

31

A competitividade entre as indústrias e empresas está cada vez mais forte, especialmente considerando o avanço tecnológico, que garante aos líderes maiores opções de maquinários, softwares e tudo mais que pode ser utilizado para otimizar cada um dos processos industriais. 

No entanto, a otimização da produtividade de uma indústria não depende apenas da tecnologia utilizada. Afinal, de que adiantaria colocar máquinas de última geração, mas não ter ninguém que saiba como operá-las? Não adiantaria nada, na verdade, seria apenas gasto de dinheiro. 

O que estamos querendo mostrar, é que a otimização da produtividade de uma indústria vai muito mais além da tecnologia e dos maquinários. Cuidar da equipe de colaboradores é parte essencial e primordial para quem deseja ter um processo de produção mais otimizado. 

E por mais que possa parecer algo simples, acredite, nem todas as indústrias preocupam-se em oferecer um bom ambiente de trabalho para seus funcionários. Muitas deixam a segurança deles de lado, não se importam com a limpeza e também não investem em treinamento e capacitação. 

Indústrias que têm atitudes como as que mencionamos acima, nunca conseguirão otimizar sua produtividade. Ou permanecerão estagnadas para sempre, ou precisarão fechar suas portas. 

Mas se você é um bom líder e está sempre preocupado em oferecer apenas o melhor para seus funcionários, sem dúvidas conseguirá otimizar a produtividade da sua indústria. E para te ajudar com isso, preparamos algumas dicas que, sem dúvidas, serão muito úteis. Confira.

Treine e capacite seus funcionários

Muitos gestores e líderes encaram as capacitações e treinamentos de funcionários como gastos, quando na verdade, são verdadeiros investimentos. Isso porque quando você capacita e treina um funcionário ao seu modo, as chances da produção não sair da maneira que você quer, são muito baixas, quase nulas.

Além disso, quando você investe em algum tipo de treinamento ou capacitação de funcionários, você é capaz de enxergar qual é a habilidade principal de cada um deles, o que te permite reter bons talentos para sua empresa. 

Tudo isso permite que a produtividade seja aumentada, pois um funcionário bem capacitado e que tem suas maiores qualidades reconhecidas, se sente muito mais motivado a dar o melhor pela empresa.

Tome decisões rápidas e certeiras

O mercado está cada vez mais competitivo atualmente, e a disputa por novos clientes está cada vez mais acirrada entre as indústrias que atuam no mesmo ramo. Isso implica na necessidade de todos os líderes e gestores industriais serem capazes de tomar decisões efetivas, rápidas e inteligentes. 

Mas, para tomar uma decisão inteligente, é preciso analisar dados e considerar tudo que for influenciar nos processos industriais, a fim de ter a certeza de que a decisão a ser tomada não deixará os processos mais lentos, mas realmente será útil para otimizar a produtividade da equipe.

Avalie e otimize as operações industriais

Outro ponto que é necessário para otimizar a produtividade em uma indústria, é avaliar e otimizar todos os processos e operações possíveis. Por exemplo, a furação na usinagem é um dos processos mais comuns que existem, e que não necessariamente precisa ser feito de maneira manual. 

Na verdade, este é um processo que pode ser otimizado por meio de maquinários que precisam apenas ser programados por uma pessoa e pronto, as furações ocorrem sozinhas, de maneira precisa e muito mais rápida. 

Este foi apenas um exemplo de operação industrial que pode ser otimizada. Para detectar outras, é preciso que você avalie cada um dos processos e veja quais deles precisam ser otimizados com mais urgência, quais podem esperar e quais podem continuar a ser feitos manualmente. 

Crie metas tangíveis

Toda indústria tem metas e objetivos a serem alcançados. Para tal, é necessário que toda a equipe esteja apta e disposta a fazer todo o trabalho necessário para que seja possível alcançar tudo que foi estabelecido. Além, é claro, de incluir uma espécie de premiação ou benefícios para os colaboradores. 

Esse tipo de incentivo os deixa mais motivados a alcançar essas metas. Todavia, não esqueça de traçar apenas metas tangíveis, palpáveis, que estejam dentro da realidade da empresa. Pois quando você foge da realidade da indústria, sua equipe se desgasta e, consequentemente, a produtividade cai e nenhuma meta é atingida.

Garanta que o ambiente de trabalho seja adequado e saudável para os colaboradores

Por último, mas não menos importante, os colaboradores precisam de um ambiente de trabalho calmo, tranquilo, seguro e saudável para trabalharem da melhor maneira possível, pois apenas com um ambiente assim é possível que cada um deles utilize seu potencial ao máximo, o que concede inúmeros benefícios para a indústria. 

Quem costuma cuidar para que o ambiente de trabalho esteja sempre propício para os colaboradores trabalharem bem é o setor de Recursos Humanos (RH) que, em parceria com os gestores de cada setor, garantem que os ambientes estejam sempre limpos e bem climatizados, ou seja, nem muito frio e nem muito quente.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui