Consumo médio mensal de energia elétrica bate recorde em 2010

219

Ao longo de 2010, o consumo médio mensal de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) foi de 56.577 megawatts (MW), um crescimento de 8,3% em relação aos 52.223 MW médios consumidos em 2009. Essa foi a maior carga já demandada do SIN na história do país.

Os dados constam do Boletim de Carga Anual divulgado hoje (5) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (nos), que publicou também a expansão da demanda do SIN relativa ao mês de dezembro do ano passado, que chegou a 6,3% em relação a dezembro de 2009, com consumo mensal médio de 58.076 MW. Com relação ao mês de novembro, a variação foi de 1%.

A carga de energia verificada em dezembro, em relação ao mesmo período do ano anterior, apresentou um valor expressivo de crescimento, chegando a superar o mês de novembro de 2010, contrariando um comportamento sazonal histórico, segundo o boletim.

Para o ONS, esse desempenho é explicado, principalmente, pelo comportamento da produção industrial que, embora tradicionalmente apresente redução da atividade nessa época do ano, se manteve elevada para atender ao forte consumo das famílias brasileiras.

Ao longo do ano, a taxa de crescimento do Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que tem expressiva participação na carga do SIN (cerca de 60%), exerceu maior influência sobre a taxa de crescimento total e se situou acima da média nacional mensal, tendo atingido 8,9%.

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui