Cientistas criam em cativeiro água-viva que parece um ovo frito

1398

A foto ao lado, que mais parece um ovo frito, é na verdade um tipo raro de água viva, que acaba de ser criado em cativeiro. Ela foi tirada por Torben Webber, que usou sua câmera depois de saber que essa criatura incomum tinha nascido.

Quando é criada em cativeiro, essa espécie tem muita dificuldade para se reproduzir. Mas uma equipe do Zoológico Basel, na Suíça, conseguiu imitar as condições naturais em que ela vive, fazendo com que nascesse um novo grupo delas.

A água-viva parece um ovo que foi jogado em uma panela d’água. A criatura tem uma picada suave que não faz muito mal ao ser humano. Essa espécie vive no mar Mediterrâneo porque precisa de muita luz do Sol para viver.

Um dos membros da equipe disse que a reprodução é um desafio porque elas só são encontradas em locais distantes, e seu transporte é difícil. Por isso, para iluminar o aquário os pesquisadores tiveram que imitar o ambiente natural com lâmpadas especiais que simulam a luz do dia – além de várias refeições diárias.

– As jovens águas-vivas são minúsculas, têm apenas alguns centímetros, mas elas ficam na forma do ovo rapidamente.

Também conhecida como medusa, essa água-viva com cara de ovo frito produz ovos que são fecundados na água do mar, e, logo depois, se transformam em minúsculas larvas que se fixam em organismos que vivem no fundo do oceano.

Elas medem até 35 cm de diâmetro quando ficam adultas e, ao contrário da maioria das águas-vivas, se mexem por conta própria ao fazer a parte branca do “ovo” se mexer por meio de ondulações.

R7

1 COMENTÁRIO

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui