Deslizamento de terra provoca desabamento e interdições em Itaquaquecetuba

164

maiara6

Uma moradia desabou e outras seis foram interditadas, na noite de ontem (10), após um deslizamento de terra, no bairro Morada Feliz, em Itaquaquecetuba, município a leste da região metropolitana de São Paulo. Outras três casas estão sendo vistoriadas, na manhã de hoje (11), por técnicos da Defesa Civil municipal.

Segundo o coordenador do órgão, Kleber Conceição, há 33 pessoas desalojados que buscaram abrigo em casa de parentes. Paredes, a cobertura, os móveis e outros objetos desabaram sobre uma residência abaixo. Ninguém ficou ferido.

O coordenador da Defesa Civil informou ainda que servidores da prefeitura passaram a noite no local na tentativa de remover o entulho e avaliar os efeitos do deslizamento, cujas as causas ainda sendo investigadas. De acordo com ele, as moradias foram construídas em uma ocupação de um terreno privado, considerada área de risco.

“O caso está na Justiça porque os moradores tentam a posse por meio do usucapião”, disse Keber. Apesar de ser uma área de risco, engenheiros da prefeitura trabalham para avaliar a possibilidade de o deslizamento ter sido provocado por vazamentos de canos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) já que eram feitas obras por essa empresa na região.

Por meio de nota, a Sabesp informou que “os serviços de reparo do vazamento terminaram ontem, terça-feira (10), às 21 horas. Caso seja comprovada sua responsabilidade no desabamento de uma residência, a Sabesp entrará em contato com o morador para ressarcir os danos materiais. A empresa concluirá o fechamento da vala aberta para consertar a tubulação após avaliação da Defesa Civil”.

Agência Brasil.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui