Dilma é a 3ª colocada no Acre onde PT governa

220

Os irmãos petistas Tião e Jorge Viana e o governador do Acre, Binho Marques (PT), terão uma missão espinhosa na eleição presidencial no estado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua última visita ao estado, deu um ultimato para Marques: a candidata do governo ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, pode perder para a ex-petista Marina Silva (PV), mas jamais para o principal adversário, o tucano José Serra. O recado foi dado em um encontro, quando o dirigente acreano expôs a situação, depois do anúncio do resultado de uma pesquisa eleitoral.

O PT governa o Acre há 12 anos, Dilma corre o risco de perder para Serra, enquanto que para governador pode chegar ao quarto mandato consecutivo. O senador Tião Viana dispara na frente dos demais pretendentes, segundo as pesquisas divulgadas no fim no mês passado, mas a candidata se mantém atrás de Serra e Marina. Apesar de o Acre ser o terceiro menor colégio eleitoral do país, para Lula, é uma questão de honra vencer em um território petista e estado natal da candidata do PV, principalmente se o derrotado for o tucano.

Lula tem uma estreita ligação com o estado e com os irmãos Viana. Os laços com o Acre vêm desde a década de 1980, quando fazia política sindical ao lado do líder seringueiro Chico Mendes, morto em dezembro de 1988. Foi em uma manifestação na cidade de Brasileia — na fronteira do Brasil com a Bolívia — que o presidente fez um discurso duro por causa do assassinato do presidente do Sindicato Rural da cidade, Wilson Pinheiro, o que lhe rendeu um processo movido pelo governo militar, com base na Lei de Segurança Nacional.

Polarização

No Acre, as eleições sempre foram polarizadas entre PMDB e PT, mas desde 1998 o partido de Lula vem se mantendo no poder. Duas vezes pelo ex-governador Jorge Viana — candidato ao Senado em 2010 — que ficou por oito anos, e depois por seu sucessor, Binho Marques, que completa o mandato este ano. Segundo a pesquisa Ibope, realizada entre 27 e 29 de julho, Tião está na primeira colocação com 63%, contra 21% de Tião Bocalom (PSDB) e 1% de Tijolinho (PRTB).

Lula está preocupado quanto ao resultado do pleito para a Presidência da República se justifica. Se a situação do PT para o governo do estado é confortável, podendo ganhar no primeiro turno, o mesmo não ocorre em relação ao cenário presidencial. Segundo a mesma pesquisa, Serra teria no Acre 38%, seis pontos percentuais acima de Marina, que ficou em segundo lugar com 32% e de Dilma, que tem, conforme a amostragem, 17%. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 812 pessoas e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o nº 20.694/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o nº 6.877/2010.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui