2010: o ano dos negócios!

290

negóciosArmando Correa de Siqueira Neto* – Para a redação do JM1

Depois da crise que tanto gerou temor e fez travar alguns investimentos em 2009, chegou a hora da retomada em 2010, com novo fôlego, otimismo e pés no chão ao direcionar, estrategicamente, parte do capital para alguns setores da organização. Embora o mundo não esteja totalmente livre de novos tremores na escala financeira – nem todos os ajustes necessários foram realizados -, o momento é de festa e impulso a novas conquistas. O prognóstico é bom. Para quem deseja crescer, eis a deixa.

É baseado em tal perspectiva, pois, que significativo número de empresários já lança seus olhos para o desenvolvimento que se avizinha para aquele que souber planejar adequadamente e investir na qualificação do capital humano, haja vista estar nele o canal de acesso às relações comerciais e o atendimento às demandas de produtos e serviços. O mercado é sempre propício ao espírito da qualidade, à criatividade, ao bom preço e à competência dos profissionais envolvidos em cada etapa do processo produtivo.

Já se percebe forte e crescente movimento na direção educacional corporativa, cuja agenda dos treinamentos já é preenchida através das linhas de 2010. Quem enxerga a oportunidade de avançar na rota das conquistas, quilômetro a quilômetro, vê também, além da pista que tem à frente, as placas que tanto indicam, com cautela e reconhecida experiência, a necessidade de focalizar a gestão de pessoas.

Um dos pontos cruciais relacionado aos recursos humanos é a gestão da liderança, que pode tanto ser favorável quanto desfavorável, dependendo do grau de aptidão presente em cada liderança. O que se nota, em boa parte das ocasiões, é que falta um bocado de conhecimento e maturidade suficientes para provocar o desenvolvimento dos liderados, além da habilidade em cobrar os essenciais resultados. A roda do crescimento patina. A evolução não deslancha. E a mediocridade se instala. Pior: ela se fixa com ares de suficiência e pode adquirir o status de ponto de referência aceitável. Todos aplaudem com vigor aquilo que merece apenas a profunda meditação e a consequente mudança. Autoengano?

Logo, aproveitando a onda de vontade, investimento e preparação para os eventuais bons tempos vindouros, vale a pena aprofundar o projeto educativo que tem em mira o líder (e aquele que tem potencial para assumir cargo de chefia). É justamente através da liderança que se reforça o traçado estratégico organizacional, estimula-se mais aprendizagem e adaptação às exigências do mercado, se extrai mais recursos do mesmo colaborador e aumenta a capacidade competitiva em níveis que levam a novos e maiores investimentos. 2010 tem tudo para ser o ano dos bons negócios!

 *Armando Correa de Siqueira Neto é psicólogo (CRP 06/69637), palestrante, professor e mestre em Liderança. Coautor dos livros Gigantes da Motivação, Gigantes da Liderança e Educação 2006. E-mail: [email protected]

1 COMENTÁRIO

  1. Por coincidência, ouvi entrevistas sobre este assunto hoje cedo no rádio e prestei atenção sobre a já superação da crise mundial e retomada comercial. Muito bom artigo!
    A propósito, comprei e li teu artigo na revista “PSIQUE” – Ciência e Vida, à partir da pg 58. Parabéns!!!
    Acertou na mosca.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui