O cultivo de pequenas frutas está crescendo

273

 

Amora preta
Framboesa

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza o dia de campo “Fruticultura de Clima Temperado”, no próximo dia 19, na Fazenda Experimental de Maria da Fé (FEMF), no Sul de Minas. Durante o evento serão apresentadas por pesquisadores da Epamig e da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em seis estações de campo, resultados de pesquisas das seguintes culturas: amora-preta, framboesa, maçã, pêssego, mirtilo, oliveira e fisális.

O cultivo de pequenas frutas está crescendo e se diversificando cada vez mais nos últimos anos. De acordo com o pesquisador da Epamig, Emerson Gonçalves, culturas como fisális, amora-preta, mirtilo e framboesa surgem como opção dessa diversificação. “Portanto, conhecer o comportamento adaptativo e produtivo dessas espécies é muito importante”, enfatiza.

Segundo o pesquisador, na Fazenda Experimental está em desenvolvimento estudo nesse sentido. Foi instalado experimento na Fazenda através do projeto “Avaliação agronômica de cultivares de amoreira-preta, mirtileiro, framboeseira e fisális, nas condições edafo-climáticas da alta Mantiqueira”, financiado pelo CNPq. As análises serão realizadas no banco de germoplasma da Fazenda Experimental e em experimentos montados para esse fim.

“Observaremos período de floração, período de colheita, peso de material de poda, suscetibilidade a pragas e doenças, qualidade físico-química dos frutos, propagação e manejo das plantas”, explica. Os participantes também conhecerão o banco de germoplasma de oliveira, além de tecnologias para produção de azeitona. A Fazenda Experimental de Maria da Fé é pioneira no Brasil em pesquisa de olivicultura.

O dia de campo Fruticultura de Clima Temperado será realizado pela Epamig, em parceria com a UFLA e tem apoio do Sebrae-MG, CNPq, Associação de Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira e Prefeitura Municipal de Maria da Fé. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]. O valor da inscrição é R$ 20 e deve ser feita no local: Fazenda Experimental de Maria da Fé, rua Washington Alvarenga Viglione, s/ n°, bairro Vargedo. Informações: (31) 3662-1227.

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui