A Receita Federal recebeu 21,583 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2011 até as 9h de hoje (29). O número representa 89,93% do total estimado para este ano – 24 milhões.
O prazo de entrega termina nesta sexta-feira. A Receita lembra que o envio pela internet poderá ser feito até as 23h59min59s, horário de Brasília. Os contribuintes que optarem pela entrega em disquete devem estar atentos ao horário de funcionamento das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Este ano deixou de ser aceito o formulário de papel.
A multa mínima para quem perder o prazo é de R$ 165,74, e a máxima chega a 20% do imposto devido.
A Receita Federal considera arriscado o envio da declaração incompleta até o término do prazo e o acréscimo de informações, posteriormente, em um documento retificador, como alguns especialistas orientam. A opção deve ser avaliada com muito cuidado pelo contribuinte, segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.
“Não é aconselhável. O ideal é mandar a declaração correta. O contribuinte corre riscos se mandar incompleta. Se ele tiver imposto a pagar e com a retificadora o valor do tributo for maior, ele vai pagar o imposto com multa”, disse. A primeira cota ou cota única do imposto vence hoje.
O programa de computador que gera a declaração do Imposto de Renda está disponível na página da Receita Federal na internet. No mesmo endereço, encontra-se o aplicativo Receitanet, que transmite o documento.
Agência Brasil