Brasil quer ampliar comércio com a Turquia e o Oriente Médio.

284

Brasília – A Turquia é um país eurasiático, pois parte fica no Continente Europeu e outra no Asiático. Com 70,5 milhões de habitantes, o país tem a economia baseada no comércio e na indústria. Na relação com o Brasil, o comércio bilateral atingiu a marca de US$ 1 bilhão em 2009. Mas negociadores brasileiros afirmam que é possível ampliar para até US$ 10 bilhões as exportações e as importações entre os dois países.

Como o Brasil, a Turquia tem ampliado seu espaço político no cenário internacional. Tradicionalmente, o país é considerado uma espécie de ponte entre o Oriente e o Ocidente, justamente por estar em dois continentes. O governo turco consegue manter relações harmoniosas com Israel, a Autoridade Nacional Palestina e as 22 nações que compõem a comunidade árabe.

Os turcos guardam uma longa tradição de negociação, da qual costumam ter orgulho. A religião predominante na Turquia é o islamismo, mas o Estado é laico, democrático e livre.

Exatamente há um ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na cidade de Istambul, na Turquia. Ele foi o primeiro presidente da República brasileiro a visitar o país. Antes dele, apenas dom Pedro II, em 1875, foi à Turquia.

Um dos projetos do governo do Brasil é que a Turquia funcione como plataforma de distribuição de produtos brasileiros na região. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) estuda a construção de um centro de distribuição na cidade de Gaziantep (região industrial próxima à fronteira com a Síria) que poderia facilitar o comércio de produtos brasileiros no Oriente Médio.

Fonte: Agência Brasil.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui