Caravana do Trabalho emite quase 300 carteiras profissionais no Rio

166
Os documentos foram emitidos por técnicos da Caravana do Trabalho.

Mais de 230 trabalhadores fluminenses receberam hoje (21) a primeira Carteira de Trabalho. Os documentos foram emitidos por técnicos da Caravana do Trabalho que estiveram, neste sábado, no centro da capital do Rio de Janeiro e na zona oeste do estado, em Jacarepaguá e em Nova Iguaçu.

A caravana é uma iniciativa que vem funcionando no estado do Rio de Janeiro desde 1º de maio, quando se comemorou o Dia do Trabalhador. O projeto, que é itinerante, reúne um grupo de técnicos preparado para esclarecer dúvidas trabalhistas, emitir carteiras de trabalho e direcionar vagas de um balcão de empregos que reúne oportunidades em diversos setores da economia.

De acordo com o balanço deste sábado (21), foram feitos 474 atendimentos, entre eles, a emissão de 295 carteiras profissionais (primeira e segunda vias), 85 cadastros de trabalhadores no Sistema Integrado de Emprego (Sine) e 39 encaminhamentos para vagas de trabalho. Entre as oportunidades de emprego, destacaram-se vagas como as de atendente de balcão, auxiliar de limpeza, recepcionista de hotel, servente de obras, serralheiro e encarregado de obras – o que reflete o bom desempenho de alguns setores da economia que vêm apresentando resultados crescentes no estado do Rio, como o de serviços, comércio e construção civil.

“O trabalhador, às vezes, não tem o dinheiro nem da passagem para ir buscar uma oportunidade de trabalho. Com a Caravana do Trabalho, levamos o balcão de emprego direto a eles. Muita das vezes, uma pessoa chega para se inscrever no balcão e já sai com a carta de encaminhamento para uma entrevista”, explicou o secretário estadual de Trabalho e Renda, Sergio Zveiter.

Desde que foi criada, a caravana já percorreu nove cidades da região, entre elas, Niterói, São Gonçalo, Rio Bonito, Arraial do Cabo, Nova Iguaçu e Cachoeira de Macacu. Quase duas mil pessoas já foram atendidas pelo projeto que contabiliza a emissão de 592 Carteiras de Trabalho e 144 encaminhamentos de trabalhadores para vagas de emprego.

Amanhã (22), a caravana vai estar no centro do município de Itaboraí, a 40 quilômetros da capital fluminense, na Praça Marechal Floriano Peixoto, das 9h às 16h. Para tirar a primeira Carteira de Trabalho é necessário levar uma foto 3 por 4, recente e de fundo branco, e um documento de identidade (RG ou certidão de nascimento). Para a segunda via, o trabalhador deve informar o número da carteira anterior.

A Ouvidoria do Trabalho pode fornecer mais informações pelo número (21) 2332-9999, e se outras cidades do estado do Rio de Janeiro quiserem solicitar a visita dos técnicos é preciso ligar (21) 2332-6871.

 

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui