Cresce percentual de consumidores com as dívidas em dia no Rio de Janeiro

186

Pesquisa divulgada hoje (9) pelo Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) mostra aumento do número de consumidores em dia com o pagamento de suas dívidas com o comércio. De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito do CDL-Rio, o nível de inadimplência caiu na capital fluminense 1,4% em janeiro em comparação a igual mês de 2010.

De acordo com o chefe do Centro de Estudos da entidade, o economista Fernando Mello, vários fatores influenciaram esse comportamento. “A economia do Rio de Janeiro está passando por uma fase de crescimento e de desenvolvimento mais dinâmico. Aumentou a geração de emprego e de renda familiar e pessoal. Com isso, os consumidores mantiveram uma posição de baixa inadimplência, com seus compromissos em dia.”

Mello destacou que o estado do Rio foi o que gerou mais empregos com carteira assinada no final do ano passado. O movimento de consultas, assinalou, também cresceu. O indicador sinaliza o movimento do comércio e teve expansão de 10,3% em janeiro, ante o mesmo mês de 2010. As dívidas quitadas aumentaram 11,5% no período.

O CDL-Rio registrou também elevação das dívidas quitadas e das consultas no acumulado dos últimos 12 meses, da ordem de 7,7% e 9,9%, respectivamente. No período compreendido entre fevereiro de 2010 e janeiro de 2011, a inadimplência mostrou queda de 0,9%.

O economista acredita que a tendência de redução das dívidas no comércio deve se manter ao longo do ano. “A expectativa é de desenvolvimento, de bons negócios. Acho que há manutenção dessa expectativa, embora a gente esteja ainda no início do ano.”

Alana Gandra

Repórter da Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui