Emater-MG e Sicoob querem fortalecer parceria para ampliar crédito

233

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e o Sicoob – Sistema Crediminas pretendem ampliar o fornecimento de serviços conjuntos. As duas instituições estão em negociação para aumentar a oferta de crédito para os produtores rurais. Os recursos liberados serão acompanhados de assistência técnica da Emater-MG.

O diretor técnico da Emater-MG, José Rogério Lara, lembra que já existe uma parceria nesse sentido e que a intenção é reforçar essa aproximação. “Além do crédito em que elaboramos os projetos dos pequenos produtores, a Sicoob solicitou a participação da Emater-MG no trabalho de conscientização do pequeno produtor”, afirmou.

Segundo Lara, os produtores, organizados em cooperativas de crédito, têm mais opções na hora de buscar recursos para aprimorar as atividades em suas propriedades, inclusive nas linhas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Governo federal. “Nós podemos, nas nossas reuniões nas comunidades rurais, divulgar as linhas de crédito do sistema Crediminas e sugerir aos produtores que se associem às cooperativas de crédito para que tenham acesso mais fácil ao crédito rural”, explicou o diretor da Emater-MG.

José Rogério Lara cita como exemplo o Funcafé, uma opção específica para a cafeicultura, para mostrar como o crédito pode fortalecer a gestão do negócio dos produtores rurais. “No momento em que estamos em plena colheita do café e sabemos que o mercado é promissor, o pequeno produtor pode procurar uma cooperativa de crédito, fornecer o café depositado no armazém ou numa cooperativa como garantia e tomar emprestado em torno de R$ 200 por cada saca depositada. Com esse recurso ele paga as despesas e deixa para vender o café no final do ano, quando o preço deve estar melhor. Com isso, o produtor vai pagar 6,5% por ano, ou 0,5% por mês. Quer dizer, é um crédito a custo baixo e o cafeicultor ganha segurando o produto para vender em uma época mais oportuna.”

A reunião contou a com presença do diretor técnico da Emater-MG, José Rogério Lara, e de representantes da diretoria do Siccob: o presidente, Alberto Ferreira; o vice-presidente, Victor Hugo Gomes; e dos diretores Jesus Ferreira Carvalho e Elson Rocha Justins.

De acordo com as normas do convênio, o atendimento pela Emater-MG é feito em grupos de até 20 pequenos produtores com características em comum, como tamanho médio de suas explorações, culturas ou criações, padrões de produção e níveis de tecnologia e renda. Cabe à Emater-MG: elaboração de projetos técnicos; assistência técnica e gerencial, com ênfase em prática conservacionistas adequadas à defesa do solo e do meio ambiente; acompanhamento das diversas etapas dos projetos; e mobilização de produtores para participar de eventos relacionados à divulgação e implementação do crédito rural. A participação do Sicoob na parceria continuará sendo a concessão de financiamento rural para custeio, investimento e comercialização.

 

 

Agência Minas

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui