Faturamento das micro e pequenas empresas paulistas cresce 9,6% em 2010

251

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

As micro e pequenas empresas (MPEs) de São Paulo registraram aumento de 9,6% no faturamento em 2010, com um total de R$ 305,8 bilhões. No estado são 2 milhões de MPEs que representam um terço do total do país.

De acordo com a pesquisa Indicadores Sebrae, realizada pela entidade. Em dezembro as MPEs faturaram R$ 30,7 bilhões ,com alta de 19,2% na comparação com dezembro de 2009. O setor de serviços lidera com crescimento de 22,6%, seguido por comércio (22,5%) e indústria (5,7%).

Segundo o diretor superintendente do Sebrae, Bruno Caetano, o crescimento se deve a força das MPEs paulistas que após um 2009 pouco exitoso por conta da crise financeira global, se recuperaram, com a retomada do consumo interno do país. Em 2010 foram abertas 189 mil MPEs e São Paulo.

“O ano de 2010 foi excepcional para as MPEs de São Paulo com faturamento muito expressivo sendo o maior apurado nos últimos 12 anos, desde que a pesquisa começou a ser realizada”.

Caetano destacou que entre os mais de dois mil pesquisados em São Paulo a maioria declarou estar otimista quanto ao futuro das MPEs em 2011, com 44% dos entrevistados dizendo que haverá manutenção na receita da empresa no primeiro semestre e 47% que haverá manutenção no nível de atividade da economia nacional.

Para Caetano, o corte no Orçamento Geral da União anunciado ontem (9) não deve ter impacto na vida financeira das MPEs. Ele disse que o mal maior seria a volta da inflação. “As MPEs devem ficar atentas porque podem ser influenciadas na medida em que o governo diminui o seu investimento e suas compras. Para compensar, as MPEs devem reforçar seus padrões de gestão, ficar atentas ao fluxo de caixa e ajustar seus calendários de vencimentos das despesas”.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui