Governo de Minas instala o Fórum Regional do Território Mata

179
Governador Fernando Pimentel do Lançamento dos Fóruns Regionais. 09-06-2015- Auditório JK. Foto: Manoel Marques/imprensa-MG
Governador Fernando Pimentel do Lançamento dos Fóruns Regionais.
09-06-2015- Auditório JK.
Foto: Manoel Marques/imprensa-MG

Este é o sexto fórum de participação popular a iniciar as atividades. Lançamento será nesta sexta-feira (17/7)

 Governo do Estado de Minas Gerais instala nesta sexta-feira (17/7) o Fórum Regional de Governo – Território Mata. A cerimônia de lançamento acontece em Juiz de Fora.

Esta é a sexta instalação de Fórum Regional dentre os 17 territórios em que o estado foi dividido. Já foram instalados os Fóruns do Território Norte (Montes Claros), Território Mucuri (Teófilo Otoni), Território Médio e Baixo Jequitinhonha (Araçuaí), Território Sudoeste (Passos) e Território Vale do Aço (Ipatinga).

O Território Mata reúne 93 municípios, com uma população total de 1.561.463 habitantes. Juiz de Fora, Ubá e Muriaé são as maiores cidades da região. A Zona da Mata apresenta forte concentração de sua produção no setor de serviços, quase 71% do PIB territorial advém deste setor.

O que são os Fóruns

Os Fóruns Regionais têm por objetivo marcar oficialmente a participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas.

A população de cada território é convidada, periodicamente, a participar de reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, câmaras temáticas, dentre outros instrumentos, que deverão garantir espaços democráticos, O principal objetivo é subsidiar o planejamento e as ações de Governo para a promoção do desenvolvimento econômico e social.

Neste primeiro ano, os Fóruns vão fazer o levantamento de prioridades de cada território para que os dados possam orientar a elaboração do PPAG (Plano Plurianual de Ações Governamentais), PMDI (Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

Com esta agenda inicial encerrada, a partir de 2016 os Fóruns seguem como canal de constante de diálogo com a sociedade civil.

Os Fóruns serão articulados de forma a envolver representantes do Governo do Estado, de órgãos federais de expressão regional, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicais e representações do Poder Legislativo estadual e federal. Representantes da sociedade civil serão maioria nos colegiados executivos.

Abaixo, segue a lista dos municípios que compõem o Território Mata :

ALÉM PARAÍBA, ANDRELÂNDIA, ANTÔNIO PRADO DE MINAS, ARACITABA

ARANTINA, ARGIRITA, ASTOLFO DUTRA, BARÃO DE MONTE ALTO, BELMIRO BRAGA, BIAS FORTES, BICAS, BOCAINA DE MINAS, BOM JARDIM DE MINAS, BRÁS PIRES, CAIANA, CARANGOLA, CATAGUASES, CHÁCARA

CHIADOR, COIMBRA, CORONEL PACHECO, DESCOBERTO, DIVINÉSIA

DIVINO, DONA EUSÉBIA, DORES DO TURVO, ERVÁLIA, ESPERA FELIZ, ESTRELA DALVA, EUGENÓPOLIS, EWBANK DA CÂMARA, FARIA LEMOS, FERVEDOURO, GOIANÁ, GUARANI, GUARARÁ, GUIDOVAL, GUIRICEMA, ITAMARATI DE MINAS, JUIZ DE FORA, LARANJAL, LEOPOLDINA, LIBERDADE, LIMA DUARTE, MAR DE ESPANHA, MARIPÁ DE MINAS, MATIAS BARBOSA, MERCÊS, MIRADOURO, MIRAÍ, MURIAÉ, OLARIA, OLIVEIRA FORTES, ORIZÂNIA, PALMA, PASSA-VINTE, PATROCÍNIO DO MURIAÉ, PEDRA BONITA, PEDRA DOURADA, PEDRO TEIXEIRA, PEQUERI

PIAU, PIRAÚBA, PRESIDENTE BERNARDES, RECREIO, RIO NOVO, RIO POMBA, RIO PRETO, ROCHEDO DE MINAS, RODEIRO, ROSÁRIO DA LIMEIRA, SANTA BÁRBARA DO MONTE VERDE, SANTA RITA DE JACUTINGA, SANTANA DE CATAGUASES, SANTANA DO DESERTO, SANTO ANTÔNIO DO AVENTUREIRO, SANTOS DUMONT, SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA, SÃO GERALDO, SÃO JOÃO NEPOMUCENO, SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE, SENADOR CORTES, SENADOR FIRMINO, SILVEIRÂNIA

SIMÃO PEREIRA, TABULEIRO, TOCANTINS, TOMBOS, UBÁ, VIEIRAS, VISCONDE DO RIO BRANCO E VOLTA GRANDE. 

Serviço Instalação do Fórum Regional de Governo do Território  Mata

Local: Olympo Centro Cultural de Eventos, rua José Appolônio dos Reis, Aeroporto, Juiz de Fora – MG

Horário: 9h

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui