Índice de atividade econômica do BC aumentou 0,42% em novembro

174

O Índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br) cresceu 0,42% no mês de novembro, comparado a outubro, de acordo com boletim divulgado há pouco pela instituição. Houve, portanto, uma leve desaceleração em relação ao índice do mês anterior, que cresceu 0,5%.

A pesquisa do BC indica continuidade do processo de crescimento econômico do país, embora em um patamar abaixo do verificado no primeiro quadrimestre do ano, quando a média mensal foi de 0,7%. A partir de então, a atividade econômica reduziu o ritmo, mas o IBC-Br continua alto e acumula crescimento de 8,17% no ano e de 8,33% nos últimos 12 meses até novembro.

O índice do BC não substitui nem compete com o Produto Interno Bruto (PIB) – soma das riquezas e serviços produzidos no país – medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Antecipa, no entanto, uma estimativa muito próxima do PIB, e serve de parâmetro nas deliberações do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa básica de juros (Selic).

Essa taxa está em 10,75% ao ano desde julho do ano passado, mas, segundo analistas de mercado, deve aumentar para 11,25% na próxima reunião do colegiado de diretores do BC, dias 18 e 19 deste mês (terça e quarta-feira da semana que vem).

Agencia Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui