Jovens e consumidores de renda mais alta são os mais otimistas com o futuro

228

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) atingiu 158,2 pontos em dezembro, 1,8% superior a novembro, em uma escala que varia de 0 (pessimismo) a 200 pontos (otimismo). Foi o melhor resultado desde abril, que registrou 159,4 pontos. Entretanto, na comparação com dezembro do ano passado, o ICC está 3,7% menor.

Segundo a Fecomercio paulista, o nível de confiança do consumidor reflete o crescimento do emprego e da renda ao longo do ano e o pagamento do décimo terceiro salário. De acordo com o levantamento, a confiança do consumidor está relacionada diretamente à prória renda. O ICC dos consumidores que recebem dez salários mínimos ou mais foi 164,3 pontos, enquanto o índice do grupo com renda inferior a dez salários mínimos foi 143,9 pontos.

A pesquisa da Fecomercio-SP mostra também que a confiança do consumidor varia de acordo com a faixa etária dos entrevistados. Na pesquisa, o ICC dos consumidores com mais de 35 anos foi 156,7 pontos. Consumidores com menos de 35 anos apresentaram ICC de 167,2 pontos este mês.

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui