Paraguai confirma febre aftosa em gado de San Pedro

249

O Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa) do Paraguai confirmou, por meio de nota, o surto de febre aftosa em uma fazenda do Departamento de San Pedro. A constatação foi anunciada após exames feitos pelo Laboratório Central da Saúde Animal e Qualidade Nacional da entidade, que comprovaram a “presença do vírus tipo O” de febre aftosa.

O Sistema Nacional de Emergência Sanitária Animal paraguaio (Sinaesa) foi acionado logo após a constatação de um foco da doença. De acordo com a Senacsa, a ocorrência já foi relatada à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e uma solicitação de cooperação técnica foi enviada ao Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa).

A autoridade pecuária paraguaia garante estar adotando “todas as medidas pertinentes para o caso, segundo estabelece o Manual de Procedimentos de Atenção a Focos do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa”.

O Ministério da Agricultura brasileiro informou que ainda não foi comunicado oficialmente sobre o foco de aftosa, mas está discutindo o assunto internamente e com os estados de fronteira com o Paraguai. No dia 2 de dezembro, o Brasil retomou as importações de carne bovina maturada e desossada paraguaia, que tinham sido suspensas em setembro, quando foi detectado um foco no Departamento de San Pedro.

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui