Porto do Rio vai receber R$ 3 bilhões em investimento até 2016

178

O Porto do Rio de Janeiro vai receber cerca de R$ 3 bilhões em investimentos até 2016, que deve aumentar em 80% a capacidade. O anúncio foi feito hoje (20) pelo governo estadual. Os recursos virão da iniciativa privada e das três esferas de governo (federal, estadual e municipal).

O programa, intitulado Porto do Rio Século 21, prevê a dragagem da Baía de Guanabara para receber navios maiores, a construção de um píer para expandir o terminal passageiros e a reformulação e construção de rodovias, ferrovias e terminais de carga na zona portuária.

Segundo o secretário estadual de Transporte, Júlio Lopes, os projetos devem aumentar o fluxo de mercadorias em mais de 50% a partir de 2013. “Queremos um porto especializado, com boa movimentação de valor agregado. Por isso, estamos fazendo uma organização de toda a região. O importante é que haverá um aumento na operação portuária do Rio de Janeiro, gerando mais imposto para cidade e para o estado”, disse.

Com as iniciativas para ampliar a malha ferroviária nos próximos dez anos, as cargas vindas pelas ferrovias com destino ao porto devem passar a responder por 15% do total – cinco vezes mais que a participação atual.

Para o presidente da Companhia Docas do Rio (concessionária do porto), Jorge Luiz de Mello, os acessos por terra são os mais urgentes, pois o planejamento para as vias marítimas já está pronto e bem equacionado. “Os acessos terrestres são mais complexos pela nossa natureza. O Porto do Rio está encravado dentro da cidade, o que tem aspectos positivos e negativos. É importante fazer a divisão das responsabilidades dessas intervenções, que dependem de recursos federais, estaduais e municipais.”

A Companhia Docas do Rio de Janeiro prevê crescimento de 50% no número de veículos circulando na zona portuária até 2015, que deve chegar a 820 veículos por dia, sendo a maioria carretas de grande porte.

Entre as ações urgentes, está a construção de um estacionamento de 45 mil metros quadrados com a oferta de serviços de apoio, como restaurante, hotel de pernoite, banheiros e central de informações para caminhoneiros, usuários e empregados do porto.

O recorde de exportação do porto é quase 10 milhões de toneladas de mercadorias. Mello acredita que, após a conclusão das obras, a movimentação deve chegar a 25 milhões de toneladas até 2016.

O presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes, defendeu a construção de novos canais. “Nos próximos três anos, [haverá] uma duplicação do acesso de caminhões, em função do pré-sal. O porto é cada vez mais estratégico e acho que é o momento de se pensar até na duplicação do canal de acesso no meio da Baía de Guanabara.”

Agencia Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui