Presidente da Cemig é eleito um dos 30 melhores executivos do mundo

119

O presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Djalma Bastos de Morais, está entre os 30 melhores presidentes e CEOs (chief executive officers) de empresas de todo o mundo, em classificação realizada pela revista Harvard Business Review e a escola de negócios Insead.

De acordo com a publicação, o processo de elaboração do ranking de dirigentes empresariais de melhor desempenho teve início em 2010, quando foram analisados quase 2 mil executivos. Este ano, abrangeu um número maior de países e foram analisados 3.143 presidentes de empresas.

Nove executivos de corporações brasileiras fazem parte do ranking completo com os cem CEOs de melhor desempenho do mundo, sendo que o presidente da Cemig ficou na 26ª colocação.

Carreira de destaque

Djalma Bastos de Morais é engenheiro de Comunicações pelo Instituto Militar de Engenharia – IME. Durante sua carreira, ocupou posições de destaque em grandes corporações. Foi ainda ministro de Estado das Comunicações de 1993/1994. Em 1995, assumiu a vice-presidência da Petrobras Distribuidora S. A., cargo ocupado até 1999, quando assumiu a presidência da Cemig.

Desde 1999, a companhia passou por uma completa reestruturação, tornando-se um grupo formado por mais de 100 sociedades e 16 consórcios. Atualmente, a Cemig é a maior distribuidora de energia elétrica do país e está presente em 23 estados brasileiros, além de operar uma linha de transmissão no Chile.

No início deste ano, em uma pesquisa realizada também pela Harvard Business Review, apenas com executivos da América Latina, Djalma Morais ocupou a 22ª colocação entre 294 presidentes empresas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela.

Agencia Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui