Receita e PF fazem operação contra ‘caixa 2’ em empresas

264

Receita Federal e Polícia Federal fazem uma operação nesta quinta-feira (25) para desarticular um suposto esquema de formação de “caixa 2” em grandes empresas. O caixa 2, que teria movimentado cerca de R$ 50 milhões, seria utilizado, segundo a PF, para “corrupção de funcionários públicos, sonegação fiscal e cometimento do crime de evasão de divisas”.

Nesta quinta, estão sendo cumpridos nove mandados de prisão e 32 mandados de busca e apreensão em conexão com o esquema, nos estados do Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

De acordo com a Receita, as investigações tiveram início após uma denúncia de que as empresas estariam firmando contratos de patrocínio fictícios para o acúmulo de recursos sem registro na contabilidade (caixa 2).

“As investigações evidenciaram que o mentor do esquema firmava falsos contratos, em nome de federações esportivas ou laranjas, com grandes empresas, que então realizavam vultosos pagamentos a título de patrocínio. Posteriormente estes recursos eram sacados e em grande parte devolvidos em espécie às empresas pagadoras compondo o “Caixa 2” destas”, diz a Receita em nota.

G1

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui