Seis dicas essenciais para economizar com compras

350

Há anos sabemos que pesquisar online antes de realizar qualquer compra é muito importante, mas, como pesquisar nos locais certos? Como aproveitar tantas opções para conseguir desconto?

Nós conseguimos barganhar muito mais, desde produtos de farmácia até carros. E não é só isso, temos cashback, programas de fidelidade e outras formas de otimizar mais ainda nossas compras, então, vamos para as dicas.

1. Compare preços em pelo menos 5 lugares diferentes: vamos supor que você quer comprar uma geladeira de uma marca X. Onde vende essa geladeira? Magazine Luiza? Lojas Americanas? Shoptime? Submarino? Fast Shop? Ricardo Eletro? Não sabemos, mas o nosso amigo Google responde e é por lá que suas pesquisas devem começar.

2. Confira se existe a possibilidade de desconto à vista: qual loja proporciona o maior desconto? Veja a loja que proporciona o maior desconto à vista e tente combinar com a próxima dica.

3. É possível ter cashback na compra: a palavra “cashback” vem do inglês e significa, literalmente, “dinheiro de volta”. Funciona de forma simples. O consumidor faz uma compra e seu benefício vem com a devolução de parte do dinheiro gasto.

Os cashbacks mais famosos são:

Ame – que pertence ao grupo b2w – e você recebe parte do dinheiro de volta, mas, com a ressalva que pode gastar somente em outros produtos da própria b2w (Lojas Americanas, Shoptime e Submarino).

Méliuz – você pode ativar a extensão do Méliuz no seu navegador ou no app e poderá efetuar compras em muitas lojas online e receber um percentual de volta. Esse valor estará em sua conta Méliuz e poderá ser transferido para sua conta corrente.

Dica de ouro: é possível até ativar o Méliuz e usar Ame juntos <3

4. Cupons de desconto: achou a loja online com a melhor combinação desses 2 fatores acima? Agora é hora de pesquisar cupons de desconto. Coloque no Google “nome da loja + cupom de desconto”. Dê uma pesquisada e veja se encontra algum cupom disponível.

5. Não seja ansioso, espere o momento certo: caso a sua compra não seja urgente, aguarde o momento ideal. Pode ser que essa compra seja urgente mas, caso não seja, aguarde as ofertas da black friday.

É uma roupa que você quer, mas não é urgente e não se apaixonou por ela tanto assim? Aguarde a troca de coleção – que normalmente acontece de uma estação para a outra – que os preços caem.

6. Aproveite os programas de fidelidade: se você tem o costume de comprar sempre de determinada marca / estabelecimento, pergunte se existe programa de fidelidade, eles são excelentes para você economizar lá pela 10ª compra. Isso vale para os mais diversos consumos: cafés, pet shops, farmácias, etc.

Ricardo Maila

Sobre Ricardo Hiraki Maila – Administrador, pós-graduado em gestão financeira pela FGV e pós-graduado em gestão de negócios pelo Mackenzie. Trabalhou por mais de cinco anos como diretor de planejamento e financeiro de um grande grupo do Brasil. Fundou a Plano Consultoria há dois anos, empresa de consultoria de finanças pessoais, que hoje conta com 15 colaboradores. Para mais informações, acesse planofp.com.br ou pelas redes sociais @planofp

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui