Corpo de Bombeiros: Expectativa é de aumento no número de inscritos

1265

CFSDCandidatos devem conjugar preparação intelectual e física para conquistar uma das vagas

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) deve publicar, nos próximos meses, dois editais.  Um para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), com previsão de 30 vagas, e outro para o Curso de Formação de Soldados (CFSd), com previsão de 530 vagas para os quadros de combatentes e especialistas.

De acordo com o Capitão Alessandro Fábio Daldegan, chefe da Seção de Concursos, a expectativa é de que haja um aumento de 50% no número de candidatos a uma vaga na corporação em relação ao ano passado. “Estamos nos baseando no grande número de inscritos nos últimos concursos públicos, o que não deve ser diferente no Corpo de Bombeiros”, explica.  O último CFO teve 12.374 inscritos  para 30 vagas, média de 412 candidatos por vaga. Já no CFSd foram 23.475 inscritos disputando as 800 vagas, cerca de 29 candidatos por vaga.

Para aquele que deseja ocupar uma das vagas ofertadas, o oficial orienta que a preparação seja iniciada antes mesmo da publicação dos editais. Ele destaca que os concursos para ingresso nas carreiras militares, na sua maioria das vezes, possuem algumas características que os diferem de outros porque o  candidato, além de se preparar intelectualmente, deve se preocupar também com a preparação física, pelo fato de haver a exigência do Teste de Aptidão Física, de caráter classificatório e eliminatório.

Na semana passada, a Seção de Concursos finalizou a etapa de especificação para a contratação da empresa responsável pela execução da primeira fase dos dois concursos. Sem a contratação da empresa executora da primeira fase, não é possível a divulgação dos editais, pois há necessidade de informações relativas à empresa que devem constar nos editais. O processo de contratação está sendo analisado pela Comissão Permanente de Licitação da Academia de Bombeiros Militar, unidade que será responsável pelo processo.

A escolaridade exigida para ambos os concursos será o ensino médio e os benefícios do aluno, são: vencimento, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica. Atualmente um Soldado de 2ª Classe recebe um salário de R$ 3.506,40 e um Cadete do 1º ano R$ 5.016,89.

ExigênciasCadetes 5

Ser brasileiro nato, para o cargo de oficial, ou nato ou naturalizado para o cargo de soldado; Possuir idoneidade moral; Estar quite com as obrigações eleitorais e militares; Ter no mínimo 18 (dezoito) anos e no máximo 30 (trinta) anos de idade na data de inclusão (início do curso), Ter altura mínima de 1,60 m (um metro e sessenta centímetros);Ter aptidão física; Ser considerado indicado em avaliação psicológica; Ter sanidade física e mental; Não ser contraindicado em exame toxicológico;  Não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de bombeiro militar; Não ter sido demitido de instituição militar ou força congênere; não ter sido demitido do CBMMG ou da PMMG, ambos com base no art. 146, incisos II, III e IV da Lei n. 5.301, de 16/10/1969; Não ter dado baixa no “mau comportamento”, na vigência do Regulamento Disciplinar da PMMG/CBMMG ou no conceito “C”, na vigência do Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais; Para o preenchimento das vagas do Quadro de Especialistas, além dos requisitos previstos nos itens anteriores, deverá possuir formação técnica referente a vaga a que se candidatar.

 

 

Fotos: Zênio Souza

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui