O prefeito e as Redes Sociais

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Encontramos em todos os municípios pessoas que reclamam da administração do prefeito, em algumas cidades mais, em outras menos, isso porque é ele o responsável direto pela administração municipal, porém há prefeitos mais organizados que distribuem bem os funcionários em suas funções para que a máquina administrativa funcione em perfeita harmonia.

De maneira que se os funcionários não cumprem a contento suas obrigações vai sobrar mais reclamações para o executivo. Antigamente o povo falava para o vizinho este para outro e assim as reclamações iam se espalhando. Agora chegou a vez das Redes Sociais e pegou as atuais administrações desprevenidas, estão experimentando algo novo e todos os meios de comunicação associaram bem a esta nova maneira de multiplicar as informações, tem muitos administradores que não tem tido sossego e muitas noites de sono perdidas por causa das curtidas e compartilhamentos. Se o prefeito for bom administrador terá menos problemas com o povo que tem aprendido reivindicar seus direitos. Quem não sabe delegar poderes vai sofrer mais, pois em um município, seja pequeno ou grande os problemas são muitos.

O território de Manhuaçu é enorme sendo maior que 17 países. É necessário ter muitos colaboradores, veja o exemplo na página três, pedras, madeiras, areia tudo isso deixado na calçada, mesmo depois da empresa que está reformando ter terminado o serviço e não ter recolhido os entulhos, que estão atrapalhando os pedestres e enfeando a cidade, coisa que talvez o prefeito não saiba, neste caso alguém da administração teria que cobrar da empresa que está fazendo o serviço, o que não pode é terminar o serviço e deixar os entulhos nas calçadas. A cidade de Manhuaçu recebe milhares de visitantes todos os dias e é inaceitável essa sujeira no meio das calçadas. Se a cidade tivesse alguém para percorrer as ruas anotando as irregularidades, não necessitaria a imprensa estar cobrando estas pequenas coisas.

Outra ideia seria a prefeitura ter uma ouvidoria e que a mesma entrasse em contato com os órgãos que costumam diariamente receber as reclamações do povo, como redações de jornais, as emissoras de rádio e de TV, falta essa interatividade do poder público com os órgãos de imprensa. Jânio Quadros quando foi prefeito de São Paulo tinha uma equipe que percorria as redações de jornais todos os dias para saber das reclamações da população, e coisas simples era resolvidas imediatamente, e os jornais acabavam publicando as soluções. Algumas dicas:

1) – Não partilhe cargos importantes para amigos ou aqueles que lhe ajudaram na campanha, coloque em cargos técnicos, um técnico para administrá-lo e não um político;

2) – Faça mapeamento das reais necessidades do Município, dê prioridade às carências dos bairros, distritos, setores, etc. e nunca aquilo que seu amigo deseja para melhoria dos seus negócios;

3) – Planeje as ações macro e dê ênfase aos detalhes na execução. Leve em consideração o interesse de um bairro, de um setor (saúde, educação, trânsito, etc.), ou de uma determinada classe social. Quanto mais técnico e organizado for, melhor será o resultado;

4) – Dê visibilidade às ações, seja qual for o campo de atuação. Divulgue tudo, inclusive o valor gasto, por menor que tenha sido, principalmente para o público beneficiado;

5) – Preste contas de todos os recursos de todas as Secretarias, seja o mais transparente possível. Não deixe acumular nada, evite pendências nas prestações de contas, mostre tudo, o povo tem direito de saber onde são gastos os impostos e taxas que pagam e de onde vêm os recursos usados pelo município em suas obras.

Fale com a redação [email protected] – (33)3331-8409

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